A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu mais uma etapa nas obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. Entrou em operação um novo tanque decantador secundário, equipamento responsável pela separação de sólidos da parte líquida do esgoto que está sendo depurado.
O novo decantador secundário se junta aos outros três que estão em atividade e integram uma das últimas etapas de tratamento do esgoto, antes da desinfecção para retorno do efluente à natureza dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.
Apesar do início da operação da nova estrutura, ainda não haverá alteração na capacidade de tratamento da ETE Insular. A ampliação da capacidade de depuração será possível com a finalização de todas as novas estruturas, elevando em quase três vezes a vazão atual. Com a modernização, a unidade será capaz de tratar até 612 L/s em período de vazão máxima, permitindo que entre em operação toda a rede de esgoto já instalada na Bacia do Itacorubui. A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular está recebendo investimento de R$194 milhões, recurso obtido pelo Governo do Estado e Casan junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Créditos: Assessoria de Comunicação Social CASAN