A professora Clarissa Medeiros da Luz, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou do 54º Congresso da Sociedade Internacional de Continência (ICS, na sigla em inglês), que foi realizado em Madrid, na Espanha, no fim de outubro, e apresentou três trabalhos da Udesc Cefid sobre reabilitação e saúde da mulher.
O evento é um dos maiores e mais importantes encontros científicos internacionais na área de saúde pélvica e continência e reuniu profissionais e acadêmicos do mundo todo para discutir os mais recentes avanços e inovações.
“Os trabalhos científicos apresentados enfatizam a importância da pesquisa clínica e da fisioterapia em pacientes com disfunções do assoalho pélvico”, explica a docente Clarissa, que integra o Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), além de coordenar o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde Integral da Mulher (Nusim).
Dois desses estudos foram apresentados no formato de e-poster. Um deles é resultado das dissertações que foram desenvolvidas pelas pesquisadoras Júlia Magnus Cintrão e Gabriella da Cunha Viegas no PPGFT, sob orientação de Clarissa, enquanto o outro baseia-se em dissertação da pesquisadora Julia Bocchi Martins, sob orientação da professora Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, no Programa de Pós-Gradução em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).
“O terceiro trabalho, fruto da dissertação da agora doutoranda Francielle Conceição Nascimento no PPGFT, foi destacado na categoria Podium Short Oral, garantindo a oportunidade de realizar uma apresentação oral presencial”, destaca a professora Clarissa, que também orienta essa pesquisadora.
Dois desses estudos apresentados, das pesquisadoras Júlia Cintrão, Gabriella Viegas e Francielle Nascimento, ocorreram na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, onde a Udesc Cefid oferece atendimento fisioterapêutico gratuito a mulheres com endometriose e câncer ginecológico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das apresentações no ICS 2024, a docente da Udesc Cefid fortaleceu sua rede de contatos acadêmicos internacionais durante o evento, especialmente com o grupo de pesquisa Fisioterapia nos Processos de Saúde da Mulher, da Universidade de Alcalá, da Espanha, instituição onde ela realizou seu mestrado sanduíche e obteve o título de doutora em Ciências Médicas Sociais e com a qual realiza projetos em parceria.
Atendimentos de qualidade na maternidade
Os atendimentos da Udesc Cefid na Carmela Dutra são realizados por integrantes do Nusim no ambulatório de fisioterapia da maternidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e referência na atenção à saúde da mulher em SC pelo SUS.
Para custear as atividades, a iniciativa conta com recursos e bolsas do Programa de Apoio à Extensão da Udesc (Paex), enquanto a estrutura foi financiada com apoio do Estado e também do Ministério da Saúde.
A professora Clarissa conta que foi possível equipar o ambulatório “com o que há de melhor para o atendimento na área” com recursos de três chamadas institucionais: Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS); Programa de Apoio à Pesquisa (PAP), entre a Udesc e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); e Pró-Equipa, da Udesc.
“A estrutura que montamos permite promover um tratamento fisioterapêutico de qualidade para doenças crônicas que limitam a vida de muitas mulheres”, destaca a docente. “A parceria mantida entre a Udesc Cefid e a instituição hospitalar há mais de 25 anos reforça a articulação técnica entre setores do Governo do Estado.”
Créditos: ASCOM | UDESC