Foto: Luana Mayrhofer / Clic Floripa

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o govevero do estado de Santa Catarina, entregaram na tarde desta quinta, 06-02, a Licença Ambiental Prévia (LAP), para que a Prefeitura de São José de início à construção da Avenida Beiramar de Barreiros, uma obra aguardada pela população há mais de 10 anos.

Foto: Luana Mayrhofer / Clic Floripa

O documento foi assinado no ato pelo Jorginho Mello e pela presidente do IMA, Sheila Meirelles, foi entregue ao prefeito Orvino Coelho, que demostrou entusiasmo com a execução da obra, que segundo ele, é a mais grandiosa do município nos últimos anos.

De acordo com a presidente do IMA, Sheila Meirelles, serão necessárias outras duas licenças, mas esta, é importante por sinalizar que, após todos os estudos de impacto ambiental, foi concluido que a obra é viável e poderá ser executada. Ela explica também o papel da Prefeitura de Florianópolis para que a nova avenida de São José possa ser conectada à Avenida Beiramar Continental.

Foto: Luana Mayrhofer / Clic Floripa

O empresário Amauri Zabot afirmou que a obra dará um perfil diferente ao comércio local e possibilitará novos empreendimetos no local. Segundo ele, não haverá prejuizo aos comerciantes da Avenida Leoberto Leal com a diminuição do fluxo de veículos.

Sobre o andamento da obra e possíveis interrupções por necessidade de novas licenças, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta, afirmou que não é possível garantir que a obra seguirá até o final sem embargos. Segundo o secretário, a Llicença prévia é um passo importante, mas que, meio ambiente é sempre um tema muito delicado, e que muitas vezes, surgem outras necessidades, mas ele garante que todos os estudo ambientais, sinalizam para que a obra possa ser concluida sem problemas.

O evento realizado na sede da Cantina Zabot, próximo ao local da obra, contou com a presença de outras autoridades do meio políco, como os deputados, Camilo Martins e Mário Motta, além de vereadores de São José, como Madson Cé, Alexandre Velha e André Guesser.

Foto: Luana Mayrhofer / Clic Floripa

A execução da ficará sobre responsabilidade da prefeitura, que deverá lançar a licitação nas próximas semanas. A Avenida Beiramar de Barreiros é uma demanda antiga do município, principalmente por se tratar de uma obra de mobilidade, que pode desafogar o trânsido caótico da Avenida Leoberto Leal, atualmente, via importante de ligação da parte continental de Florianópolis à BR 101.