Foto: Divulgação / MPO

A 55ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco de Desenvolvimento do Caribe (CDB na sigla em inglês), a ser realizada em Brasília, Brasil, de 9 a 12 de junho de 2025, marcará a renovação do empenho para a construção de instituições resilientes, melhorando a colaboração entre os países e aumentando as parcerias do setor privado para criar um Caribe mais forte. O tema da Reunião Anual, “Construindo o Futuro: Instituições Resilientes para um Caribe mais Verde, Forte e Inclusivo”, e seu logotipo oficial foram anunciados nesta segunda-feira (10/2) em St. Michael, Barbados.

O novo presidente do CDB, Sr. Daniel Best, enfatizou que o foco da Reunião reforça o compromisso do Banco em transformar vidas no Caribe, permitindo que instituições resilientes impulsionem o desenvolvimento sustentável. “O tema da Reunião Anual deste ano representa a nossa ambição coletiva e o nosso compromisso de responder aos desafios críticos que o nosso povo enfrenta, reimaginando a forma como tornamos as nossas instituições mais adequadas ao seu propósito”, explicou ele.

“A escolha do Brasil como nosso anfitrião é significativa. A vasta experiência e cultura de inovação do Brasil nos apresentam a oportunidade de aprofundar nossa cooperação e aproveitar os pontos fortes da América Latina para apoiar a agenda de desenvolvimento do Caribe. Nossas discussões em Brasília se concentrarão em estratégias viáveis ​​e transformacionais, destacando o “renascimento” do Banco à medida que ele evolui para atender às novas necessidades de seus países membros em meio a paradigmas globais e multilaterais em rápida mudança. O nosso objetivo é criar instituições que possam resistir às pressões externas e, ao mesmo tempo, preparar o caminho para uma prosperidade equitativa”, acrescentou o Presidente Best.

A Reunião Anual convoca o Conselho de Governadores do CDB, o mais alto nível de liderança que orienta a instituição. O Brasil, um dos membros latino-americanos do CDB, será o anfitrião do encontro pela primeira vez. A Presidente do Conselho, Viviane Vecchi Mendes Muller, Secretária Adjunta de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Brasil, disse que a agenda da Reunião promoverá prioridades regionais compartilhadas, abordando as mudanças climáticas, aprofundando o envolvimento do setor privado e fortalecendo as parcerias multilaterais.

“O foco da 55ª Reunião Anual está estreitamente alinhado com a visão do Brasil para a cooperação regional e a missão do CDB. O Brasil valoriza suas relações com a região e reconhece a importância de manter nossos países conectados. É sabido que o Brasil também tem defendido, elaborado e implementado programas de inclusão social, com foco na segurança alimentar e nutricional. Estamos bem cientes dos desafios trazidos pelas mudanças climáticas em todas essas frentes. Estou confiante de que os esforços contínuos do CDB para aumentar a força e a resiliência institucionais beneficiarão tanto o Banco e seus países membros”, explicou o Presidente Vecchi Mendes Muller.

“O tema do Encontro também representa uma oportunidade valiosa para vincular as discussões à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) de 2025, que o Brasil sediará em novembro. Estamos convencidos de que esta reunião não só fortalecerá a resiliência do CDB, mas também aprofundará os laços entre o Brasil e o Caribe. Estamos ansiosos para recebê-los em Brasília”, acrescentou.

Além das discussões de alto nível, a Reunião facilitará a partilha de conhecimentos, a criação de redes e fóruns informativos para o desenvolvimento de políticas e a tomada de decisões. A agenda completa será divulgada nos próximos meses. Todas as sessões públicas serão transmitidas ao vivo, garantindo acessibilidade global a estas discussões críticas. 

Créditos: Comunicação | MPO