Começou nesta sexta, 11, a Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, Macau 2025, reafirmando a presença de Florianópolis na Rede Mundial de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO.
Uma comitiva, composta por representantes da FloripAmanhã, Prefeitura Municipal de Florianópolis e chefs locais, representa o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, coordenado pela FloripAmanhã, na Festa Internacional das Cidades de Gastronomia, em Macau, local do encontro global de sabores.
Sob o tema “O Sabor da Vida: Conexões Culinárias de Macau”, o fórum reúne representantes de mais de 30 Cidades Criativas de Gastronomia da UNESCO, delegados de redes culturais e lideranças do setor de restauração. Dois discursos inaugurais e três painéis de debate vão explorar o papel das especiarias e ervas aromáticas como elo entre tradições culinárias globais.
Já os chefs das 29 Cidades Criativas conduzem cerca de 60 sessões de demonstrações culinárias com o tema “Especiarias e Ervas”. Cada apresentação mostra técnicas e ingredientes aromáticos usados em Macau, seguida de degustação gratuita para o público.
O evento conta ainda com a Avenida de Gastronomia Internacional, com cerca de 100 tendas, onde cidades criativas do interior da China e de outras regiões apresentam suas iguarias típicas. A zona inclui ainda cafés, bares, espaços de jogos, áreas de refeição e espetáculos culturais, destacando o encanto de Macau como “Cidade Criativa da Gastronomia”.


Foto: Divulgação
“A participação de Florianópolis enriquece o intercâmbio cultural, valoriza saberes locais e projeta a cidade como referência global em criatividade gastronômica”, destaca o presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho.
Estão presente no evento Marcus Rocha (FloripAmanhã) e Ana Paula Reusing Pacheco (Prefeitura Municipal) que participam do Fórum Internacional de Gastronomia; os Chefs Pedro Soares e Manuella Rotili, que irão na Mostra das Cidades Criativas da Gastronomia, e os Chef Narbal Correa e Maria Esperanza Correa (Pure Oyster Bar), e Chef Felipe Silva e Miler Bairros (Osli Restaurante) que participam do Promenade Internacional de Gastronomia.
Participações anteriores em eventos na China
Desde 2016, o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, coordenado pela FloripAmanhã, tem marcado presença em importantes encontros gastronômicos de Macau. No Primeiro Fórum Internacional de Gastronomia de Macau (2016) estiveram presentes o chef Narbal de Souza Correa, Andrea Alberti (Abrasel) e Claudio Costa Moreira (SHRBS). Em janeiro de 2018, participaram Márcia Teschner, gerente executiva da FloripAmanhã, e o chef Guilherme Schwinn, debatendo o potencial da gastronomia para o desenvolvimento sustentável. Em junho de 2023, a comitiva foi composta por Juliano Richter Pires, Fabiana Mortimer Amaral e o chef Daniel Chissini de Castro, que levou à Vitrine Culinária criações que celebram a culinária local. Mais recentemente, em 2024, Marcus Rocha apresentou práticas agroecológicas, e os chefs Narbal Correa e Igor Divaldo Krupp demonstraram receitas icônicas durante as celebrações do 25º aniversário do Carnaval Internacional das Cidades Gastronômicas de Macau.
Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO
Em 2 de dezembro de 2014, a FloripAmanhã garantiu para Florianópolis a chancela de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, tornando-se a primeira cidade brasileira a receber esse reconhecimento. A associação, em parceria com a Prefeitura Municipal e entidades civis e acadêmicas, coordena um programa que eleva a qualidade dos estabelecimentos, fomenta novos empreendimentos e prioriza a preservação de saberes e modos de fazer culinários. A iniciativa também estimula o intercâmbio de práticas alimentares entre diferentes culturas, ampliando a visibilidade global da cidade e fortalecendo seu turismo gastronômico.
Texto: Edinéia Rauta