Plataforma da Amazon anunciou medidas de restrição de pagamentos e bloqueio de monetização aos streamers russos.
A plataforma de streaming Twitch anunciou a paralisação no pagamento de streamers russos devido às sanções econômicas aplicadas à Rússia por conta da invasão à Ucrânia. Além de não receberem remunerações, os streamers russos não podem monetizar as transmissões e nem dar suporte financeiro a outros profissionais.
Tais restrições têm relação com as medidas adotadas por empresas norte-americanas e europeias como retaliação à ofensiva do exército russo em território ucraniano, o que tem afetado os meios de pagamento.
Segundo o jornal The Washington Post, os streamers russos foram notificados pela Twitch por e-mail, com explicações sobre a situação. A empresa disse que tentará pagar os streamers por outros meios, caso eles não tenham acesso breve aos meios de pagamento tradicional.
— Nós faremos o possível para pagar o que foi arrecadado por vocês assim que tivermos essa possibilidade — informou a Twitch no email enviado aos streamers.
Além da gigante do streaming, Mastercard, Visa e Paypal já haviam anunciado proibições de transações financeiras na Rússia após o início da invasão das forças armadas russas à Ucrânia. A dificuldade em pagar os streamers russo afetou a Twitch, que adotou algumas outras medidas contra os streamers.
A Twitch anunciou que usuários podem cadastrar um novo método de pagamento viável para receber o pagamento assim que for possível, quando houver o encerramento das sanções econômicas. Empresa proprietária da Twitch, a Amazon ainda não adotou medidas econômicas contra a Rússia, mas anunciou que ajudará a Ucrânia com suporte tecnológico.
Streamers russos estão lamentando nas redes sociais as medidas e indicando que essas restrições afetam, em grande maioria, o único meio de sobrevivência desses profissionais. A streamer Lina “Commander_Ivy” relatou o desconforto com toda a situação em suas redes sociais.
— Então o PayPal parou hoje com as operações na Rússia, e a Twitch não pagará mais os streamers russos. Muito obrigado por cortarem minha única fonte de renda. Tenho certeza que isso resolverá todos os problemas do mundo — reclamou Commander_Ivy.
A Twitch indicou ainda que novas medidas serão comunicadas assim que forem adotadas e abriu canais de suporte para os afetados.
Fonte: ge Esports