O comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Rodrigo Gonçalves Basílio, que coordenou a operação de resgate de feridos no acidente com caminhão do Exército em Blumenau, trouxe detalhes da ocorrência.

“Ao todo, foram 41 vítimas no acidente, sendo dois óbitos confirmados no local. Tinham algumas vítimas em estado leve e outras em estado grave”, afirma o bombeiro.

Basílio detalhou a situação de um dos feridos que estava em estado grave. Logo após receber a informação de que houve o acidente, o bombeiro se deslocou de Brusque para Blumenau.

“Um dos feridos estava embaixo da roda do caminhão, o que fez com que o resgate durasse mais tempo. Ele estava em estado grave, mas ainda consciente quando nós o retiramos”, detalha.

Ainda não há um levantamento exato de quantos militares, equipe médica e voluntários trabalharam no local do acidente. Porém, equipes de várias cidades da região atuaram no resgate das vítimas.

Bombeiros de Blumenau que estavam encerrando o serviço nesta manhã retornaram ao trabalho para auxiliar na ocorrência. O Corpo de Bombeiros de Gaspar e Brusque, este com Basílio e com o bombeiro comunitário Martins, também atuaram.

O coordenador da operação de resgate detalha ainda que estiveram presentes também o Samu de Blumenau, o Batalhão de Operações Aéreas e a equipe de socorristas do Exército brasileiro. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode também trabalhou na operação.

“Era um local de difícil acesso, com curvas muito sinuosas. O piso estava escorregadio e qualquer chuva faz com que o solo fique mais perigoso. É um barranco de cerca de 20 metros, ou mais. Tinham bastante árvores e pedras”, finaliza.

O acidente

O caminhão do 23º Batalhão de Infantaria do Exército, lotado em Blumenau, caiu de uma ribanceira na manhã desta quarta-feira, 16, no bairro Progresso. No veículo estavam dezenas de militares.

Uma lista de feridos foi divulgada e o primeiro óbito foi confirmada ainda na manhã desta quarta-feira. A confirmação da segunda vítima fatal do acidente aconteceu no início da tarde.

Com informações O Município/Brusque