Foto: Bruno Álvares/Riot Games
Disputa pela liderança também está acirrada.

O CBLOL 2022 está em sua reta final: faltam apenas dois jogos para que as equipes finalizem sua campanha no 1º split, e ainda há muito em aberto na briga pelos Playoffs. Somente KaBuM e FURIA estão classificadas para a próxima fase, enquanto RED Canids, LOUD, Netshoes Miners, paiN Gaming, Liberty e Rensga brigam por quatro vagas. Para te ajudar a acompanhar o último fim de semana da etapa regular.

Critérios de desempate

Antes, é necessário deixar claro quais são os critérios de desempate usados pela Riot Games. A lista tem a seguinte ordem de prioridade:

  • Confronto direto entre os times
  • Vitórias no segundo turno
  • Menor tempo acumulado em vitórias
  • Novo confronto direto entre as equipes

Também vale lembrar que o CBLOL 2022 será o primeiro a adotar o formato de eliminação dupla, com a famosa lower bracket no mata-mata. Nesse novo sistema, os quatro primeiros colocados vão direto para a chave superior, enquanto o 5º e o 6º se enfrentam na chave inferior.

Outra novidade é a possibilidade de escolher seu adversário: quem terminar a fase de pontos na liderança poderá decidir se prefere enfrentar o 3º ou o 4º colocado.

Dito isso, vamos aos cenários.

Quem depende de si mesmo
Classificação do CBLOL 2022 antes do último fim de semana de jogos — Foto: Reprodução/Riot Games
Classificação do CBLOL 2022 antes do último fim de semana de jogos — Foto: Reprodução/Riot Games

Os seis times que estão no topo da tabela, são, naturalmente, equipes que só dependem de si para avançar: a RED precisa de uma vitória para se garantir, assim como a Miners; paiN e LOUD precisam vencer dois jogos para ter certeza que avançarão. Naturalmente, outras combinações de resultado também levam essas equipes aos Playoffs.

Quem torce por outros resultados

O caso mais dramático é da Rensga, que precisa vencer seus dois jogos (paiN e LOUD), além de torcer por outra derrota da paiN e duas derrotas da Liberty.

NinjaKiwi, atirador da Rensga no CBLOL — Foto: Artur Porto / Rensga
NinjaKiwi, atirador da Rensga no CBLOL — Foto: Artur Porto / Rensga

A Liberty, por sua vez, precisa que a paiN perca pelo menos um jogo no fim de semana. Caso os Tradicionais percam um, a Liberty tem que vencer dois; em caso de duas derrotas da paiN, Krastyel e cia. se garantem com uma vitória. Há ainda a chance de avançar com dois triunfos próprios e duas derrotas de LOUD e Miners.

Briga pela liderança

Três times possuem chance de terminar a fase de pontos no primeiro lugar: KaBuM, FURIA e RED Canids. Por ironia do destino, os Ninjas enfrentam os Panteras já neste sábado, em duelo que deve encaminhar essa disputa. Caso a FURIA vença, o primeiro lugar estará garantido, pois há vantagem no confronto direto; a KaBuM, por sua vez, precisa vencer os Panteras e também o jogo contra o Flamengo no domingo.

fnb, jogador de League of Legends da FURIA no CBLOL 2022 — Foto: Divulgação/FURIA
fnb, jogador de League of Legends da FURIA no CBLOL 2022 — Foto: Divulgação/FURIA

As chances da RED, que está uma vitória atrás dos concorrentes, são mais remotas: a Matilha precisa vencer seus dois jogos e torcer para a KaBuM bater a FURIA e perder para o Fla.

Quem tem chances no Top 4?

Entre os times que ainda estão na disputa, somente a Rensga não tem nenhuma chance de chegar ao Top 4 e, consequentemente, começar os Playoffs na chave superior. Por outro lado, KaBuM e FURIA são os únicos times que já estão garantidos na parte de cima do mata-mata.

Até o momento, RED Canids e LOUD ocupam a terceira e quarta posição da tabela; naturalmente, ambos só dependem dos próprios resultados para ir direto à chave superior. O restante das equipes precisa torcer contra esses dois adversários para ter alguma esperança nesse quesito.

Fonte: GE Esports