Profissional chegou em 2011 e foi convocado para integrar análise de desempenho da Seleção.

O Avaí demitiu Ricardo Henry, responsável pelo Núcleo de Inteligência no Futebol (NIF). O profissional foi comunicado do desligamento na última quinta-feira, durante reunião com William Thomas, diretor de esportes do clube azurra. O dirigente informou que ele não estaria nos planos para o restante da temporada.

William Thomas deve anunciar nos próximos dias o substituto de Henry, pois na chegada trouxe outros dois nomes de confiança para os cargos de analista de mercado e preparação física.

Ricardo Henry Duarte chegou ao Avaí no dia 3 de janeiro de 2011. Ele possuia uma empresa no Rio de Janeiro que fazia análise de jogos de todos os clubes da Série B do Brasileiro, além de oito da Série A. Além disso, participou do trabalho que ajudou o Internacional no Mundial de Clubes em 2006, fornecendo análise do Barcelona para o staff gaúcho.

Em 2015, o Avaí contava com o departamento de imagem. Mais tarde, a área foi transformada em Núcleo de Inteligência do Futebol, onde outros profissionais foram agregados para o fortalecimento do trabalho.

Ricardo Henry conquistou quatro acessos no Avaí. Um deles como analista e auxiliar técnico de Geninho, e os demais apenas como analista. Também teve participação em três títulos do Catarinense e na semifinal da Copa do Brasil de 2011. Após a demissão de Claudinei Oliveira, no mês de fevereiro, ele esteve como auxiliar técnico em duas partidas.

Ricardo Henry apresentou levantamento da Costa Rica à Seleção — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Ricardo Henry apresentou levantamento da Costa Rica à Seleção — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em maio de 2018, Ricardo Henry, junto com Vinícius Frason, apresentou à comissão técnica da Seleção a análise sobre a Costa Rica para a disputa da Copa do Mundo.

Fonte: GE Esportes