A partir das 8h desta quarta-feira, 27 de abril, a Diretoria de Bem-estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Dibea Floripa, estará com a unidade móvel de castração no estacionamento do Cras Canasvieiras para realizar a cirurgia nos animais dos bairros Vargem Grande, Vargem de Fora e comunidade do Papaquara. O cadastramento prévio foi realizado nos dias 22 e 25 deste mês para 120 cães e gatos de moradores.    

A unidade móvel estará no estacionamento do Cras Canasvieiras, na SC-401, km 18. Serão disponibilizadas ainda fichas de cadastramento na hora para quem não conseguiu ir nos dias anteriores.    Orientações   Os tutores recebem orientação sobre os cuidados anteriores à castração no dia do cadastramento. Para os cães e gatos que forem cadastrados na hora para castração nesta quarta-feira, os mesmos deverão estar em jejum de água e comida por oito horas antes da cirurgia.

O tutor deverá levar o animal em algum local protegido, como caixa de transporte, documento com foto, comprovante de residência do bairro e esperar o animal no local até o fim do procedimento.    Programa de castração   A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Dibea, fez a contratação de 5 mil castrações realizadas por meio de uma unidade móvel, que irá até comunidades identificadas previamente pela Dibea para fazer a cirurgia nos animais cadastrados pelos tutores, munícipes de Florianópolis.  

Essa iniciativa irá beneficiar, principalmente, localidades com grande volume de animais sob responsabilidade de tutores de baixa renda, que apresentam impossibilidade de levá-los até a sede da Dibea. Além da castração, todos os animais receberão microchipagem. A Dibea já realiza uma média de 300 castrações por mês na sede do Itacorubi.