A CASAN está executando uma obra estratégica para segurança do abastecimento de Rancho Queimado: o assentamento de uma nova adutora com mais de 3,5 quilômetros na Rua Geral do município. O investimento na melhoria, prevista no Planejamento Hídrico de Santa Catarina, é de R$ 855 mil, com benefícios para cerca de 1,7 mil pessoas.

A nova rede vai aumentar em três vezes o abastecimento no município, e melhorar a pressão para que a água chegue mais rapidamente nos pontos mais altos do Centro. O reforço atende a demanda de água atual e também leva em conta o crescimento populacional de Rancho Queimado.

“A nova adutora vai facilitar também as manutenções, pois está sendo assentada sob as calçadas. Além disso, está sendo realizada com tubulação PEAD, um material bem mais resistente e menos suscetível a rompimentos”, explica a chefe da Agência CASAN no município, Ana Paula de Farias Machado.

Além desta, a Companhia está realizando outras importantes obras no sistema de abastecimento local. Os investimentos somam ao todo R$ 3 milhões. Entre eles estão a perfuração de dois poços artesianos, um na comunidade de Taquaras e outro em Invernadinhas, e a instalação de um reservatório de água tratada.

Em março, Rancho Queimado tornou-se o primeiro município catarinense a assinar o Termo de Atualização de Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, que vai garantir o cumprimento do Novo Marco do Saneamento. A CASAN e a administração municipal também assinaram um convênio para a repavimentação de vias.

“Como empresa estadual de saneamento precisamos atender as demandas dos grandes e dos pequenos municípios, garantindo água de qualidade e em quantidade suficiente para os moradores”, destaca o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, Joel Horstmann.