Cerca de 25 milhões de litros de óleo de soja foram exportados para a China através do Porto de São Francisco do Sul durante este final de semana. A carga foi dividida em dois navios: o Atlantic Crown foi carregado com 15 milhões de litros e o Pacific Jasper, com 10 milhões de litros.
O óleo foi transferido desde o terminal privado da Bunge, localizado dentro do complexo portuário, até o Berço 101 por meio de um mangote de 25 centímetros de diâmetro.
O duto de 1,2 mil metros foi instalado junto ao chamado “corredor de exportação”, estrutura com esteira por onde se escoa a soja e o milho do Terminal Graneleiro até os navios.
Agilidade e eficiência
As duas operações foram concluídas em tempo recorde, com uma média de carregamento de 440 mil litros por hora. A operação foi coordenada pela empresa Litoral, operadora portuária responsável pela movimentação da carga.
Assim, os operadores do Porto levaram 31 horas para carregar o Atlantic Crown e 25 horas com o Pacific Jasper.
“O Porto de São Francisco do Sul é multimodal e demonstramos que estamos preparados para movimentar qualquer tipo de carga a granel, inclusive óleo vegetal, que há muito tempo não exportávamos”, disse o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
Ele explicou que houve uma mobilização especial da equipe do Porto, pois a carga envolvia riscos maiores por ser mais poluente em caso de vazamento.
“Carregar 25 milhões de litros em pouco mais de dois dias, sem nenhum percalço, é uma prova de que a operação foi um sucesso, em grande parte graças à eficiência, ao preparo e à competitividade de todas as equipes envolvidas na operação”.
Conflito na Ucrânia
O aumento na exportação de óleo de soja pelo Brasil em 2022 é impulsionado pelo conflito bélico no Leste da Europa, já que a Ucrânia é importante fornecedor de óleo de girassol.
Com a impossibilidade de receber esse produto, pelas interrupções nos embarques, vários países o estão substituindo por óleo de soja.
Fonte: Billy Culleton / Porto de São Francisco do Sul