Foto: Patrick Floriani/FFC

A Copa Santa Catarina tem início no dia 16 de agosto e termina em 16 de novembro, ao fim do Calendário de Competições da CBF. O torneio dá vaga ao campeão na Copa do Brasil, que já conta com Brusque (Campeão Estadual), Camboriú (Vice Estadual), Avaí (ranking) e Chapecoense (ranking) como representantes catarinenses, além do Criciúma que depende de combinações para conquistar uma vaga via ranking da CBF.

Em 2021, o campeão foi o Figueirense, que foi eliminado na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro e ficou apenas com a “Copinha” em seu calendário. Neste ano, a competição estadual converge datas com a segunda fase da Série C.

Segundo o jornalista Gabriel Fronzi, de Joinville, o Presidente do JEC, Charles Fischer, garantiu que seis clubes estão inscritos na competição, são eles: Marcílio Dias, Hercílio Luz, Figueirense, Nação Esportes, Carlos Renaux e JEC. Apenas Marcílio Dias e Figueirense disputam alguma divisão do Campeonato Brasileiro.

Gabriel Fronzi ainda traz a possbilidade do torneio ser realizado em turno único, com os quatro melhores se classificando ao mata-mata, semelhante ao ano de 2021, quando oito equipes participaram.