Foto: Vinicius Nunes/FFC

Atualmente na Série C do Campeonato Brasileiro, Figueirense e Paysandu, que se enfrentam na próxima segunda-feira (25), às 18h, em Belém-PA, já protagonizaram importantes disputas no futebol nacional. No atual torneio, as duas equipes estão com a classificação à segunda fase encaminhada.

Histórico no século

Por conta de registros incompletos do duelo entre Figueirense e Paysandu no Século XX, a reprotagem do Clic Floripa decidiu trazer o levantamento do confronto apenas no Século XXI. Confira os dados:

Jogos: 15
Vitórias do Paysandu: 8
Empates: 3
Vitórias do Figueirense: 4
Gols marcados pelo Paysandu: 28
Gols marcados pelo Figueirense: 24
Último jogo: Figueirense 2×3 Paysandu – Série B/37ª rodada (13/11/2018)
Última vitória do Figueirense: Figueirense 1×0 Paysandu – Série B/38ª rodada (24/11/2017)

Fonte: oGol

Disputa de título nacional

Em 2001, os dois times que ascenderam à Série A do Brasileiro foram Paysandu e Figueirense. Com uma acirrada briga pelo título, que só foi decidida no saldo de gols, o Alvinegro deixou escapar o título da Série B, que esteve muito perto.

Era uma terça-feira, dia 11/12/2001, quase 17 mil torcedores enchiam as arquibancadas do Estádio Orlando Scarpelli para acompanhar a partida da 3ª rodada do Quadrangular de Acesso, composto por Figueirense, Avaí, Caxias e Paysandu.

O time visitante abriu o placar com Zé Augusto, aos 30 minutos do 1º tempo. Gilson Batata fez dois gols em sequência, aos 31 e 33, e Fernandes, aos 41, ampliou a vantagem, que era de 3×1 no intervalo da partida. O problema para o Figueira na noite daquela terça-feira foi Vandik. Já veterano, com 36 anos, o artilheiro do Papão marcou os dois gols da segunda etapa e a partida terminou em 3×3.

Na rodada seguinte, o mesmo confronto, na Curuzu. Dessa vez, Albertinho, Vandik e Lecheva comandaram o placar de 3×0 para o Paysandu, que seria o campeão da Série B de 2001.

Goleada histórica

Se em 2001 o Figueira perdeu o título nacional, em 2003 o Alvinegro aplicou a maior goleada recente do confronto. Cléber, William, Fernandinho (2x), Edmílson e Sandro Gaúcho comandaram o 6×0 sobre a equipe do Pará, na 40ª rodada da Série A.

No Campeonato Brasileiro daquele ano, o Cruzeiro foi o campeão, o Figueira terminou em 11º, com 65 pontos, e foi à Sul-Americana, enquanto o Paysandu terminou em 22º, com os mesmos 49 pontos do primeiro rebaixado, Fortaleza.