Experiência e habilidade, Maurício é a referência do Figueirense na zaga. Foto: Patrick Floriani/FFC

Bom dia torcedor alvinegro! Seja bem vindo à segunda parte da nossa série Posição por Posição, onde estamos analisando o elenco do Figueirense para o Catarinense 2023. Hoje, vamos falar dos zagueiros do Figueira, mas primeiro, um pouco de contexto: Em 2022 a zaga de Júnior Rocha não era apenas responsável por defender, pois tinha que saber reciclar a posse e até começar jogadas via saída de bola, mas mesmo com esta função adicional a equipe de zagueiros se destacou e o Figueirense teve uma das melhores defesas da Série C. Ao fim da temporada de 2022 foram embora do Alvinegro três zagueiros: Kadu, Fernando e Kelvin (este nem chegou a jogar no campeonato nacional) e, já na temporada de 2023, o clube emprestou Pablo para o Rezende (RJ) e Rayne para o São Caetano (SP), ficando assim com a situação atual no elenco. São quatro zagueiros, dois canhotos e dois destros, que defenderão o Figueirense no estadual.

Venha conhecer-los:

1. MAURÍCIO

Maurício chegou a capitanear o Figueirense durante 2022 e é uma presença garantida no time titular. Foto: Patrick Floriani/FFC

O jogador com mais minutos pelo Figueirense em 2022, Maurício atuou em 48 dos 50 jogos do Alvinegro na última temporada, sendo titular em 46 destes e marcando um gol, no jogo contra a Campinense. O zagueiro veio do Cianorte (PR) e não deixou dúvidas sobre sua qualidade, sendo indubitavelmente um dos melhores jogadores do elenco. Natural de Guarujá (olha só, é o nome do site!), Maurício é canhoto e mede 1,85 metros, características que o estabelecem como favorito para a titularidade na posição de “quarto-zagueiro”.

E para o Catarinense? Ora, deve ser titular de novo! Maurício demonstrou que pode ser um ponto forte de qualquer escalação do Figueirense e durante o estadual será um dos mais experientes em campo. Com 31 anos, o zagueiro é o quarto jogador mais velho no plantel Alvinegro e se tudo der certo para o Figueirense será o segundo mais experiente em campo no dia 14/01, apenas atrás de William Matheus (32). Ao meu ver, não existem dúvidas: Maurício é titular no estadual e só deve perder a posição em caso de lesão.

2. LUIS FERNANDO

Luis Fernando se recupera de lesão e será desfalque nos primeiros jogos do Figueirense. Foto: Patrick Floriani/FFC

Após duas temporadas no Manaus FC, o zagueiro Luis Fernando chegou ao Figueirense com um contrato de um ano e uma reputação incerta. Natural de São Luís (MA) o jogador só havia atuado por clubes do Norte e do Nordeste, mas mostrou se adaptar facilmente ao futebol catarinense e atuou em 31 partidas pelo Figueira em 2022, sendo titular em todas. Luis Fernando e Maurício eram a dupla favorita de Júnior Rocha, mas uma lesão na coxa acabou com o 2022 do zagueiro, que ficou de fora da segunda fase da Série C e da Copa SC.

Essa lesão ainda não passou. Em uma coletiva de imprensa no dia 16/12 o chefe do departamento médico, Fernando de Lima, declarou o seguinte sobre o estado de saúde de Luis Fernando:

“[O Luis] é um caso que a gente tá muito em cima, ele teve uma lesão grave na coxa e a gente reabilitou, fez todos os testes, estava tudo certo e quando nós estávamos botando ele de volta, ele fez uma re-lesão, no mesmo local. Isso faz umas sete semanas, então, a gente dá um passo pra trás, repensa tudo e replaneja sempre conversando com o atleta. […] Ele passou por uma ressonância magnética e um teste isocinético (teste comum para medir força do atleta) e a ideia é que a gente consiga tê-lo pro final de janeiro, comecinho de fevereiro.”

Hoje, fazem 22 semanas que o atleta está no departamento médico do Figueirense e pela previsão do clube ele voltará após 25 semanas nessa situação, algo que coloca em dúvida sua condição física para todas as fases do estadual, mas o Figueira renovou seu contrato sabendo desta lesão, logo, é possível deduzir que o clube aposta em sua recuperação. Luis Fernando não estará disponível para a primeira metade da primeira fase do estadual e pode perder a titularidade se seu substituto se destacar neste tempo, mas quem é esse substituto?

3. OTÁVIO GUT

Recém-chegado, Otávio Gut deve ter a oportunidade de ser titular. Foto: Patrick Floriani/FFC

Um dos primeiros jogadores a serem anunciados pelo Figueirense, Otávio Gut é destro e natural de Jundiaí (SP), mede 1,87 metros e veio por definitivo do XV de Piracicaba, onde foi um dos destaques durante a Copa Paulista de 2022. As coisas não começaram muito bem para ele, pois foi o responsável pelo gol do Camboriú no jogo-treino da última quinta-feira (29).Porém, com mais uma semana de pré-temporada (e por ser o único zagueiro destro sem lesão no elenco) Otávio provavelmente será o titular nas primeiras rodadas.

Em sua apresentação, o zagueiro se descreveu como um jogador de bom passe e jogo aéreo, todavia, com o Figueirense promovendo uma política de silêncio total em relação a seus treinos (todos as atividades do Figueirense até sua estreia serão fechadas à imprensa) ainda não foi possível averiguar o nível técnico do jogador.

Cristóvão Borges é um treinador tradicional e, como único zagueiro destro em condição física, Otávio Gut deve ser o titular ao lado de Maurício nos primeiros jogos do clube, inclusive já foi o “titular” no jogo-treino. Foi o único jogador a jogar os dois tempos pelo Figueirense, que alterou toda a escalação para o segundo tempo exceto por Gut. Se ele se destacar pode ganhar a posição fixa de titular, mas não me surpreenderia se o Figueirense contratasse alguém para sua posição quando chegar a hora de jogar a Série C.

4. EDUARDO ROSADO

Após um 2022 de destaque com o Bahia de Feira (BA) na Série D, Eduardo chega ao Figueirense como reserva, mas deve ter oportunidades. Foto: Patrick Floriani/FFC

Um fato curioso: Entre os jogadores contratados pelo Figueirense, o ZAGUEIRO Eduardo Rosado é o segundo com mais gols em 2022. Cinco para ser exato, só ficando atrás do atacante Gustavo França, que fez seis gols na última temporada. Eduardo tem mais gols em 2022 do que três atacantes contratados pelo Figueirense JUNTOS (Jefferson, Lucas Campos e Nicolas), mas essas contratações são assunto para outro Posição por Posição

Natural de Feira de Santana (BA), o zagueiro é canhoto e mede 1,85 metros. Pelo seu último clube ele atuou na zaga e também como volante, mas como nesta posição o Figueirense já tem cinco jogadores, ele só deve atuar como zagueiro pelo Alvinegro. Ao meu ver Eduardo é um dos jogadores que podem surpreender positivamente o torcedor, seus números demonstram um atleta que pode colaborar muito fisicamente ao Alvinegro, mas só será possível confirmar isso após seus primeiros jogos pelo clube. O problema para Eduardo Rosado é que ele é o reserva de Maurício e isto deve mantê-lo no banco durante o estadual, entretanto, caso Otávio Gut tenha performances desagradáveis, podemos ver uma dupla de zagueiros canhotos na escalação do Figueirense.

CONCLUSÃO

É, essa lesão do Luis Fernando complicou a situação. A zaga do Figueirense certamente foi um ponto forte em 2022, mas com dois novos jogadores é natural que exista uma incerteza. Ao meu ver, o Figueirense contratou dois zagueiros que se destacaram em seus respectivos clubes e competições e enquanto o ideal seria trazer jogadores que já demonstraram que têm nível para a Série C, Otávio Gut e Eduardo Rosado terão chances de provar que têm esse nível durante o estadual.

Maurício deve ser a referência da posição durante o estadual, mas, a menos que Otávio e Eduardo tenham performances incriveis no estadual, é provável que o Figueirense contrate um outro zagueiro para fazer a dupla titular com Maurício durante a Série C. Para o Catarinense, se prepare para ver muita testagem com os dois reforços e muita recuperação física/técnica para Luis Fernando.