Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar informações às crianças e adolescentes sobre as melhores práticas no combate à dengue, a Prefeitura de Palhoça realiza diversas ações de conscientização nas escolas municipais e também da rede privada. Na última quinta-feira (26) os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Centro Educacional Roda Pião para conversar com os estudantes.

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor de transmissão da dengue, por isso, uma das ações mais importantes no combate à doença é evitar que o inseto se reproduza. Dessa forma, o compartilhamento das informações sobre como manter os ambientes seguros é fundamental.

Um dos principais aspectos enfatizados é que o mosquito tem o seu maior potencial de contaminação e o surgimento de criadouros justamente dentro do ambiente doméstico. Portanto, toda a família, ou seja, pais e filhos podem ajudar a eliminar possíveis pontos de água parada.

Como as crianças e adolescentes atuam como multiplicadores de conhecimento, a ação junto aos centros de educação visa democratiza as informações sobre o combate à dengue com o objetivo de reduzir ao máximo a proliferação do mosquito.

Como evitar focos do mosquito

Confira abaixo cinco ações simples que colaboram para evitar a reprodução do mosquito.

01) Utilize cloro no tratamento da água da piscina.

02) Guarde as garrafas vazias sempre com o gargalo para baixo.

03) Limpe os potes de comida dos animais ao menos uma vez por semana.

04) Não acumule entulhos.

05) Mantenha tampados reservatórios e caixas d’água.