Foto: Divulgação

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove entre 26 de junho e 3 de julho, no Auditório Tito Sena, em Florianópolis, a quinta edição do Seminário Interinstitucional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação Docente (Sinape), com a temática “Afeto como referência para a educação”. O evento gratuito e aberto a docentes interessados é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.

O seminário vai reunir especialistas referência em educação e formação docente no Brasil, assim como representantes da área no Ministério da Educação (MEC). A mesa de abertura do evento, de forma presencial, dia 26 de junho, às 18h30, será com a professora Drª Ida Maria Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o título “Segura na minhã mão: a escrita das memórias corporais como um ato ético de reconciliação com a vida”.

O restante da programação será realizada de forma online, com transmissão ao vivo pelo Youtube do professor criancista Altino José Martins Filho, um dos coordenadores do evento.

Confira a programação completa:

  • 26/06 – Abertura (presencial) – Professora Drª Ida Mara Freire (UFSC)
  • 27/06 – Professor Dr. Jader Janer Moreira Lopes
  • 28/06 – Professora Drª Gabriela Lopes – (Unicamp)
  • 29/06 – Professora Drª Natália Fernandes (Uminho/Portugal)
  • 01/07 – Professor Dr. Celso João Carminati (Diretor-geral da Udesc Faed)
  • 03/07 – Professor Dr. Alexsandro do Nascimento Santos (Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica – MEC) 

O V Sinape conta ainda com parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Udesc Faed e da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

Sobre o Nape 

Fundado em 1988, o Laboratório e Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente (Nape), da Udesc Faed, é um espaço de produção e socialização de estudos e pesquisas em educação, considerando as relações entre formação de professores/as, docência, alfabetização, práticas curriculares e políticas educacionais para o trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

ASCOM | Udesc