Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Nesta quinta-feira, (18), estudantes universitários encerram o Estágio-Visita 2023. Esta é a 6ª edição do projeto que traz até o Parlamento Estadual, acadêmicos de diversas áreas. A iniciativa é realizada pela Escola do Legislativo. A última atividade desta edição foi uma mesa redonda com deputados estaduais. A ideia é fechar o cronograma com uma dinâmica de aproximação entre os deputados e os alunos.

Para o deputado Mário Motta (PSD), essa é a oportunidade para que os visitantes mudem a forma de ver o Poder Legislativo, por meio do trabalho dos 40 legisladores. “Eu entendo que nós devemos estimular cada vez mais o trabalho da Escola do Legislativo, ampliar cada vez mais vagas para projetos como esse e quem sabe durante o ano inteiro”, destacou. Motta também reforçou que o fato de ser uma proposta educacional, não há dúvida que por meio do estágio pode surgir novas lideranças lá na comunidade.

Já o deputado Antídio Lunelli (MDB) lembrou que assim como ele que veio do interior e teve a oportunidade de conhecer melhor o processo legislativo, os estudantes tem uma oportunidade de ver como é volumoso o fluxo de trabalho dentro da Assembleia Legislativa. “Quem está de fora não imagina a quantidade de trabalho que temos aqui e quando chegamos ao poder público também tínhamos um visão totalmente diferente e a ocasião poderá mudar essa visão”, ressaltou.

O deputado Rodrigo Minotto (PDT) que já foi de movimentos estudantis acredita que o Estágio-Visita possibilita aos estudantes conhecer como é o exercício parlamentar o objetivo que se tem na Alesc para auxiliar o cidadão catarinense. “A visita desses estudantes que convidamos de diversas regiões de Santa Catarina permite que possamos mostrar a eles propostas apresentadas aqui e que já se tornaram lei no que diz respeito à educação.” Minotto enfatizou o Programa UniEdu que já beneficiou com bolsas de estudo cerca de 130 mil estudantes.

Ao final do Estágio-Visita os estudantes podem apresentar uma proposta legislativa. Tayna da Silva Alexandrina que cursa direito na Unesc de Criciúma, já antecipou que vão apresentar um projeto de lei que trata dos primeiros socorros. A ideia é tornar as informações sobre esse tema mais acessível. “Já planejamos um projeto e vamos deixar na casa uma proposta que deem mais clareza aos professores para que saibam como proceder em casos de emergência e que exijam os primeiros socorros”, explicou.

A jovem também enfatizou a importância do Estágio-Visita e ponderou que a proposta poderia receber até 80 estudantes e não só 40, por causa da importância que tem essa proposta.

Paulo Cesar
AGÊNCIA AL