Foto: Divulgação / Udesc Cefid

Estudantes de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acompanharam uma palestra sobre voleibol nesta quarta-feira, 6, com um profissional de alto rendimento da modalidade: o preparador físico e professor Daniel Gustavo Schimitz de Freitas, que atua como técnico da equipe Sub 19 no clube Juiz de Fora (JF Vôlei), de Minas Gerais.

A atividade mobilizou a turma da sexta fase do curso de Bacharelado em Educação Física da Udesc Cefid e integrou a disciplina Metodologia do Voleibol, ministrada pelo professor Rubian Diego Andrade. A apresentação foi organizada pelo docente e pelo mestrando Vitalino Dias Neto, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, e ocorreu por videoconferência, com os estudantes em sala.

Com o tema “A formação de uma equipe de voleibol no alto rendimento”, a palestra teve duração de duas horas e foi concluída com uma roda de conversa com o palestrante.

Freitas já foi preparador físico e estatístico da equipe JF/Vôlei e, no início deste ano, assumiu o cargo de técnico da equipe Sub 19. O professor Rubian Andrade destaca que o clube é conhecido por revelar grandes atletas para o cenário nacional e que, na última temporada, a equipe profissional foi campeã da Superliga B, garantindo acesso à elite para a edição de 2023-2024.

Construção de equipe

Na palestra, Freitas abordou assuntos como fatores relevantes ao processo de construção de uma equipe, como a motivação, o financeiro, a preparação física e os aspectos comportamentais, que, na visão do palestrante, são fundamentais para construção de uma equipe sólida.

Sobre os aspectos técnicos e táticos, o palestrante enfatizou a necessidade do profissional despertar, no iniciante da modalidade, o prazer pelo jogo, trazendo elementos pedagógicos relacionados às atividades dentro do contexto do jogo.

“Foi uma experiência muito rica. Trazer profissionais renomados serve de inspiração para os alunos. Trocamos experiências e a turma pode compreender na prática o que é passado na teoria, além de ampliar o leque de possibilidades de atuação profissional dentro da Educação Física”, destaca o professor Andrade.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Udesc