O sentimento de esperança e os sorrisos nos rostos do casal de agricultores Janaína e Diego Beppler são resultados da boa notícia que receberam: o início da tão esperada pavimentação asfáltica da SC-281, no trecho de São Pedro de Alcântara a Angelina. Finalmente o asfalto chegará próximo de sua casa, colocando fim às dificuldades dos buracos, poeira e lama. A ordem de serviço para a reivindicação histórica das comunidades foi entregue pelo governador Carlos Moisés na manhã deste sábado, 14. O investimento nos quase 23 quilômetros será de R$ 128,5 milhões.
O chefe do Executivo estadual destacou que proporcionar segurança viária e contribuir para tirar a lama e a poeira da vida das pessoas é um dos pilares do Governo do Estado, que definiu a infraestutura como bandeira, assim como o municipalismo, que é a marca da atual gestão. “O nosso compromisso é que nenhuma região do nosso Estado seria esquecida. E aqui estamos nós. Aqui moram pessoas que produzem, criam seus filhos, geram oportunidades, emprego e renda. O asfalto é fundamental para melhorar e garantir ainda mais a qualidade de vida das pessoas. É isso que buscamos e fazemos. O nosso governo gera esperança para as pessoas”, disse o governador.
A estrada receberá os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte corrente (bueiros e canaletas), obras complementares e de contenção, sinalização, meio ambiente e iluminação. Também serão implantadas duas pontes no trecho, uma sobre o Rio Maruim e outra sobre o Rio Rocinha. Além disso, também serão implantadas duas passarelas sobre o Rio Mundéus, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.
“Uma pavimentação aproxima as cidades e pessoas. A mobilização para que esse dia se tornasse realidade foi grande. Era uma reivindicação antiga e não resolvida por diversos governos. Estamos vivenciando hoje um importante divisor de águas na história de nossa cidade e região. É a realização de um sonho, que traz impactos diretos e extremamente positivos”, afirmou o prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha.
A prefeita de Angelina, Roseli Anderle, explicou que a obra é de suma importância. Hoje o escoamento dos produtos dos agricultores da região é feito pela BR-282, e com a pavimentação da SC-281 haverá uma alternativa para reduzir o tempo e a distância entre os municípios, a Ceasa e a Capital. “A distância entre Angelina e a Capital diminuirá em quase 16 km. Além da agricultura forte, nosso município e região já possui um potencial turístico grande e com mais esta conquista, facilitará o acesso de pessoas. Será muito mais qualidade de vida para todos.”
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, reforçou que desde o início da gestão o governador Carlos Moisés afirma que governar é tirar o sofrimento das pessoas. “Com essa premissa procuramos todas as prioridades e decidimos tirá-las do papel. Por isso, ao chegar a demanda dessa região juntamos forças e com união trabalhamos para que o dia de hoje chegasse. Uma obra que vai trazer desenvolvimento e dignidade para as pessoas que precisam utilizar a rodovia.”
Foto:Julio Cavalheiro