O artigo intitulado  “ High-Performance Concrete with Polypropylene Microfibers for Fire Safety”  foi publicado no periódico científico “ ACI Structural Journal ”, uma im portante revista americana na área de estruturas .

O artigo surgiu do projeto de pesquisa da estudante de mestrado em Engenharia Civil, Débora Ganasini, e também tem como autores, os professores Carmeane Effting, Itamar Ribeiro Gomes, e o técnico Adilson Schackow, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville.

O artigo fala sobre o comportamento termomecânico de concretos de alto desempenho reforçados com microfibras de polipropileno e submetidos a elevadas temperaturas. A pesquisa teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas do concreto de alto desempenho ( High-Performance Concrete, HPC ) reforçado com microfibras de polipropileno e submetido a altas temperaturas (até 600 ºC). A utilização desse tipo de fibra contribuiu para a redução do efeito explosivo do concreto HPC, evitando o colapso da estrutura em situações de incêndio . Houve a deterioração completa do HPC sem a utilização das fibras após exposição a 300ºC, com a explosão total da amostra.

Quando adicionadas microfibras de polipropileno, houve uma melhora significativa no comportamento mecânico do concreto em altas temperaturas. Quando aquecidas, as fibras evaporam, criando canais interligados que possibilitam a dissipação da pressão interna do material, evitando o colapso estrutural. Os níveis de 2 e 3 kg/m³ de microfibras foram os mais eficazes. Durante a pesquisa, foi desenvolvida uma simulação numérica para compreender o comportamento termo-mecânico a níveis microestruturais. A resistência à compressão média do HPC estudado chegou a 83MPa.    

O artigo “ High-Performance Concrete with Polypropylene Microfibers for Fire Safety”   estará disponível on-line para membros do ACI em https://www.concrete.org/publications/acistructuraljournal/currentissue.aspx

Fonte: Assessoria de Comunicação Udesc Joinville