Foto: Divulgação / FCC

Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e ainda o mês das crianças, a Biblioteca Pública de Santa Catarina promoverá uma série de ações entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. A programação prevê contação de histórias, premiações, teatro infantil, além de exposição, Troca-Troca de Livros e Geladeira Literária.

Confira a programação:

De 29/10 a 01/11 – das 8h às 19h:

– Exposição “Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil: Histórias, Memórias e Legados em SC”
Local: Hall de entrada da Biblioteca
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2859-exposicao-bicentenario-alemao-no-brasil-historia-memoria-e-legados-da-imigracao-alema-em-sc
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

– Troca-troca de Livros
Local: Setor Infantojuvenil da Biblioteca
Sobre: Traga até cinco livros infantojuvenis e troque pelo mesmo número.

– Geladeira Literária
Local: Entrada da Biblioteca
Sobre: Basta ir até a entrada da Biblioteca e retirar os livros de interesse.

Dia 29/10 (terça-feira):

14h: Evento Literário Vitelli, com contação de histórias do livro “Pingo, o cachorro feliz e medroso” e/ou “Gota e Pingo: aventuras em Portugal” e “Laços de Família” – por Renata Dal-Bó / Sorteio de Kits literários / Pintura e desenho em papel
Local: Auditório da Biblioteca
Entrada gratuita – agendamento pelos telefones (48) 3665-6435 / 3665-6422.
Limitado a 35 pessoas
Sobre a autora: Renata Dal-Bó é jornalista e escritora. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem especialização em Língua Inglesa, é mestre e doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mora em Tubarão (SC), onde há dez anos possui uma coluna semanal de crônicas no Jornal Diário do Sul, com mais de 500 textos publicados. Fundadora da coordenadoria de Santa Catarina da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-SC), membro e assessora cultural da Academia Tubaronense de Letras (Acatul), membro fundador no Nucleo Accademico Italiano di Scienze, Lettere e Arti (NAISLA) e membro correspondente da Academia de Letras e Artes Luso-Suisse (ALALS). Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Tubarão. Há seis anos, apresenta o programa Bate-Papo Literário na UniTVSC. É autora de quatro livros solos: “Histórias, Sonhos e Imaginação” (2015), “Para Ti” (2018), “A Mulher no Casamento – Representações no Teatro do Século XIX” (2022) e “Pingo, o cachorro feliz e medroso” (“Pingo, the happy and fearfuldog”) (2022).

30/10 (quarta-feira):

16h: Rodada de contação de histórias com Giselle Paes, do Grupo Encantados Contadores de Histórias.
Entrada gratuita – agendamento pelos telefones (48) 3665-6435 / 3665-6422.
Limitado a 35 pessoas
Sobre: A ciranda chama pra roda. Na roda as histórias saltam do saquinho como se quisessem ganhar som, forma e cor. Girando entre poesias e melodias, acompanhadas de ensinamentos e de uma boa pitada de alegria, as histórias rodopiam na imaginação do espectador, que é quem vai dizer qual será a próxima história.

17h30: Entrega do Prêmio Estrela da Leitura / Divulgação dos vencedores do concurso de poesias “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes das bibliotecas”
Local: Auditório da Biblioteca
Sobre: O Prêmio Estrela da Leitura premia, desde 2015, os frequentadores do setor infantojuvenil com idades entre 0 e 18 anos que mais retiraram/emprestaram livros naquele ano.
O Concurso de poesias “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes das bibliotecas” tem por objetivo revelar e valorizar os autores catarinenses e suas obras, destacando o relevante papel desempenhado pelas bibliotecas na guarda e conservação da história e da cultura dos povos.

01/11 (sexta-feira):

9h30: Teatro infantil “O Encontro da Terra e do Mar”
Local: Auditório da Biblioteca
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Sobre: O espetáculo do Grupo de Teatro da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) tem direção de Prof. Me. Marcos Laporta e elenco com Carlos Domingos, Dalva Ribeiro e Marcos Laporta. A peça conta a história da Rainha Elisabete, uma pessoa com baixa visão, que acorda confusa no deserto. Em sua jornada, conhece amigos e enfrenta inseguranças e preconceitos.

Fonte: ASCOM | FCC