A campanha de doação de sangue promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) resultou em 45 novos cadastros de servidores para doação de sangue à unidade.
Durante o “Junho Vermelho”, período alusivo à conscientização da doação de sangue, foi realizada uma mobilização no Palácio Barriga Verde e na Unidade Administrativa da Assembleia com o intuito de captar possíveis novos doadores.
A campanha também consistiu na atualização no cadastro dos doadores, contato com servidores e divulgação da importância da doação aos bancos de sangue do Hemosc, que neste domingo (20) completou 38 anos de fundação.
A partir dos cadastros realizados, a partir deste mês de julho a Assembleia começou a realizar todo o trabalho de agendamento, suporte e o transporte dos servidores doadores até o Hemosc. Os primeiros quatro grupos já participaram da doação, incluindo o diretor geral da Casa, Leonardo Lorenzetti.
Planejada pelo Setor de Serviço Social da Coordenadoria de Saúde e Assistência, a mobilização continua durante todo o ano e entre os doadores foram captados servidores efetivos, comissionados e estagiários.
“Doar sangue é rápido, simples e pode salvar até quatro vidas. Esse cuidado deve ser uma prática constante, não só em junho”, afirma Thaiz Borges Martins Vieceli, assistente social da Assembleia e executora do programa.
Segundo ela, a campanha permanente busca construir uma cultura de doação contínua entre os colaboradores da Casa, incentivando o hábito mensal ou periódico. “Cada nova doação faz diferença nos estoques e no atendimento a emergências em todo o estado”, afirma. “Agradecemos a todos que já se cadastraram e doaram. Que a ação continue inspirando mais pessoas”.
Na campanha de 2024, 35 servidores e estagiários da Assembleia Legislativa doaram sangue para o Hemosc após a campanha de conscientização realizada em junho. Foram realizados agendamentos de treze grupos entre os meses entre agosto e dezembro.
Completando 38 anos de existência, o Hemosc coletou, entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, aproximadamente 72.700 bolsas de sangue, que resultaram em mais de 9 mil transfusões realizadas pelos ambulatórios e pelas agências transfusionais em todo o estado. Para ampliar o acesso da população à doação, a instituição também realiza coletas externas em diversos municípios, fortalecendo o vínculo com a comunidade, no primeiro semestre, foram realizadas 39 ações itinerantes.
“Nosso compromisso é garantir o fornecimento seguro e contínuo de hemocomponentes para todos em Santa Catarina. Os resultados alcançados são fruto da dedicação das nossas equipes e da solidariedade da população catarinense”, destaca a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.
Fonte: Agência AL