Foto: Divulgação / Secom

Objetivo das visitas, é explicar sobre as obras realizadas na região.

A CASAN  inicia esta semana a implantação de redes coletoras de esgoto no bairro João Paulo, em Florianópolis. As frentes de obras vão atuar a partir das ruas Paisagista Burle Marx e Laelia Purpurata.

Moradores da região estão recebendo visitas de técnicos para orientação e informação sobre os trabalhos que vão exigir intervenções nas vias.

O diálogo  com moradores é realizado por agentes do programa socioambiental, identificados com crachás e uniforme da Construtora Itajui Engenharia de Obras, responsável pela implantação do sistema.

As ações de comunicação socioambiental estão inseridas no plano de gestão ambiental do empreendimento e foi aprovado junto ao IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) para garantir a sustentabilidade das obras. As ações envolvem atividades de divulgação e visitas periódicas às regiões que serão beneficiadas pela infraestrutura, para informar sobre o início de obras ou realizar levantamento de informações sobre as condições sanitárias enfrentadas pela população.

Os dados obtidos nos mapeamentos socioambientais serão comparados com as informações levantadas após a conclusão das obras e o início da operação do sistema e serão importantes para avaliar os benefícios da chegada da infraestrutura na região.

As obras de implantação do SES Saco Grande têm investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Ligações não estão autorizadas

Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.

Dúvidas e informações

A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de whatsapp (48) 991545691.

Fonte: Secom