O Centro Cultural Bento Silvério, também conhecido como Casarão da Lagoa, irá reabrir suas portas nesta terça-feira, às 9h30. Além da reforma, o casarão também passou por restauro artístico de pintura mural de quase 110 anos. O prédio já foi sede da antiga estação radiotelegráfica construída em 1912 com traços da arquitetura do período pós-revolução industrial, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1985.
Para celebrar a reabertura, estão previstas exposição de personagens do Boi de Mamão, renda de bilros, roda de rendeiras, declamação de poemas e apresentações musicais. “O Casarão sempre foi um polo cultural na Lagoa, estávamos mantendo atividades apenas na Casa de Máquinas, e agora teremos o espaço completo para a realização de programações culturais” explica Fábio Botelho, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
O Casarão Bento Silvério foi construído pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos e teve como função inicial dar suporte à navegação costeira e transatlântica. Seu nome é em homenagem a um jornalista político, que viveu entre Bento Silvério 1951 e 1987, no então Distrito da Lagoa da Conceição, que também se destacou por ser contista.
Programação:
09:30 – Cerimonial de abertura
Mr. Rolê
Abertura do espaço expositivo – obras do Acervo da FCFFC;
Instalação dos Pão-por-Deus;
Exposição personagens do Boi de Mamão;
Exposição de Rendas de Bilros;
Rendeiras Cantadeiras de Cantoria de Ratoeira;
Intervenção do JB – Declamação de Poesias do Cruz e Souza
Contação de História com “A Rendeira e a Virgem ” – Andréa Rihl
10:30h – Mestre Xan (baterista) e Bebeco Rocha (voz e violão)
R. Henrique Veras do Nascimento, 50 – Lagoa da Conceição