O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completará 60 anos de fundação em 8 de maio de 2023.
Para marcar a data comemorativa uma série de atividades estão previstas para a semana do aniversário, bem como para o restante do ano, envolvendo servidores técnicos, técnicas e docentes, estudantes, terceirizados, egressos e a comunidade em geral.
O diretor geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, destaca que nestes 60 anos o centro se consolidou como uma instituição pública e uma referência no ensino, na pesquisa e extensão. “Por este motivo cumprimentamos todas as gerações de profissionais que atuaram e se formaram aqui”, ressalta.
Conforme o diretor, ao longo dos seus 60 anos, a Udesc Faed, vem se destacando e atuando na formação por mais inclusão social, no respeito às diferenças e na defesa das liberdades e da democracia.
“Muitas pessoas lembram da Faed com afeto, como um lugar de convívio, de partilha de conhecimentos e aprendizagens. Os 60 anos indicam a sua maturidade, com cursos consolidados, cuja formação faz a diferença na vida das pessoas”, completa.
A comissão organizadora, constituída para planejar as atividades alusivas aos 60 anos, divulgou a programação que marcará esta data especial.
Programação especial
Entre 8 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades comemorativas aos 60 anos do centro.
No dia 8 de maio terá início a exposição fotográfica intitulada “Faed 50+10”, que exibirá um pouco da história, apresentará momentos marcantes e pessoas que contribuíram para a trajetória de seis décadas do centro de ensino que deu origem à Udesc. A exposição permanecerá no átrio da Faed ao longo da semana.
Também para 8 de maio está prevista uma apresentação da Orquestra Acadêmica da Udesc, seguida da sessão solene comemorativa aos 60 anos da Faed, com homenagens, no auditório Tito Sena.
O dia 9 de maio será marcado por apresentações culturais: “Coletive Saia do Mar: Roda de Samba de Coco”, às 13h, e “Grupo Wagner Segura: Samba & Choro”, às 18h. Para as 16h está prevista a atividade “O Cinema vem à Faed”, com exibição de filme com pipoca, no auditório Tito Sena.
Na quarta-feira, 10 de maio, às 9h, será realizada a aula magna intitulada “Desafios para a garantia da educação em tempos de reconstrução do Estado de Direitos”, proferida por vídeo conferência pelo professor Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com participação da professora e deputada estadual Luciane Carminatti, com exibição no auditório Tito Sena.
Às 10h30 haverá a performance teatrocircense “Conta Catarina!”, com Adriana Rio, no átrio. Das 19h às 21h estará aberta a exposição “Infância: um direito que se costura através do tempo”, com curadoria da turma da 7ª fase do curso de Pedagogia, no Espine (sala 301).
A programação da semana encerrará na quinta-feira, 11 de maio, às 9h, com uma homenagem aos 60 anos da Faed durante a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Confira a programação completa e mais informações sobre os 60 anos da Udesc Faed no site: www.udesc.br/faed/60 anos
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Faed