A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina indica chuvas volumosas no estado entre esta segunda, 10 e terça-feira, 11, com acumulados que podem variar de 70 a 100 mm no período.
Nas próximas horas, a chuva persistente ocorre principalmente entre o Extremo Oeste e Meio Oeste, de forma intensa e volumosa, devido à atuação de uma frente fria combinada com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica.
O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas varia entre moderado a alto em algumas regiões, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil estadual, Victor Meirelles.
Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil registrou acumulados de chuva de 107,4 mm no município de Galvão, 104 mm em Novo Horizonte, 90,4 mm em Passos Maia e 80 mm em Tangará.
Houve alagamentos em municípios do Oeste e Meio Oeste, além de pontos de deslizamentos na rodovia SC 480, nos municípios de Bom Jesus, São Lourenço do Oeste e Ipuaçu.
As equipes de coordenadores regionais da Defesa Civil estadual seguem prestando apoio aos órgãos dos municípios.
A Gerência de Monitoramento Hidrológico segue acompanhando os níveis dos rios das bacias do Rio do Peixe, Rio Canoas, Alto Vale do Itajaí, além das regiões de cabeceiras dos rios Chapecó, Irani e Jacutinga.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil de seu município pelo telefone 199, a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.