O Supremo Tribunal Federal (STF) sediará o lançamento da coleção “Palácios da Democracia”, um conjunto de três livros que propõe uma jornada lúdica e informativa pelos palácios-sede dos Três Poderes da República: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. O evento será realizado na quinta-feira (3/4), na biblioteca do STF (Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal).
Por meio de aventuras protagonizadas por personagens infanto-juvenis, a coleção explica o papel desses importantes espaços institucionais. Com isso, o objetivo dos livros é estimular o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio cultural brasileiro, além de fortalecer o entendimento das novas gerações sobre a importância da democracia e do funcionamento das instituições republicanas. A iniciativa é da editora Quereres.
A obra dedicada ao STF, intitulada “A Casa da Justiça”, foi escrita pela jornalista Conceição Freitas e ilustrada por Mano Wladimir. A narrativa tem como protagonista Juju, uma personagem inspirada na escultura A Justiça, que ganha vida e conduz os leitores por uma viagem de descobertas sobre a função da Suprema Corte e a relevância da Constituição Federal.
Os outros volumes da coleção abordam os demais palácios: “Coração do Poder”, sobre o Palácio do Planalto, escrito por Otávio Júnior e ilustrado por Bruna Assis Brasil; e “Cartão-postal”, que explora o Congresso Nacional, com texto de Tino Freitas e ilustrações de Kleber Sales.
Cairo Tondato / AL