A região Norte de Santa Catarina ganha um reforço no atendimento de urgência e emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) inaugurou nesta segunda-feira, 27, uma segunda Unidade de Suporte Avançado (USA) em Joinville. O investimento de R$ 4,6 milhões em recursos do Governo do Estado contempla a nova ambulância (UTI móvel) que será usada em atendimentos, contratação e manutenção anual da equipe, além de investimentos na estrutura física da base. Estiveram presentes no ato de inauguração, a vice-governadora, Marilisa Boehm e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
“Com grande alegria que hoje Joinville recebe uma unidade móvel e as instalações também com os equipamentos para melhor atender o povo joinvilense e região. Quero agradecer o empenho e a dedicação da nossa secretária Carmen Zanotto que muito tem lutado pela saúde. Parabéns a toda equipe da secretaria da saúde, aos agentes, aos funcionários do Samu por grande aquisição”, afirmou a vice-governadora.
Para a nova base, foram contratados cinco enfermeiros, cinco socorristas, oito médicos e dois auxiliares de higienização. “Ampliar a nossa unidade aqui do Samu significa mais agilidade no atendimento. Quando uma equipe estiver socorrendo uma vítima de acidente ou um atendimento domiciliar e houver um chamado, outra viatura pode se deslocar e com isso quem ganha é a nossa população. Quanto mais qualificadas forem as equipes, mais rapidez no atendimento e possibilidade de reduzir o danos sequelas aquelas vítimas”, esclarece a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
O presidente da Fahece, organização social que faz a gestão do Samu em Santa Catarina, Alvin Laemmel, reforça a importância dos investimentos para ampliar a cobertura na região Norte, que abrange 26 municípios. “Joinville é o município mais populoso do Estado, e o volume de ocorrências justifica essa ampliação. Nos atendimentos de urgência e emergência, cada segundo importa na nossa missão de salvar vidas”, afirma.
Para a diretora do SAMU em Santa Catarina, Carla Birolo, o investimento irá permitir um serviço ainda mais qualificado à população, além de unificar as equipes administrativas e operacionais em um único ambiente. “Atualmente, o Samu divide a base com a Unidade de Suporte Básico (USB) do município, e a equipe administrativa, com a Polícia Militar. Com a nova USA, vamos assegurar a melhoria no serviço para garantir o atendimento de qualidade aos catarinenses”, disse.
Essa será a 27ª Unidade de Suporte Avançado do Samu. O investimento faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Fahece. Em 2022, um projeto de ampliação do Serviço foi concretizado com a inauguração de novas bases em Videira, Chapecó, na Capital e Brusque, além de uma nova base para o veraneio em Balneário Camboriú.
A parceria entre SES e Fahece culminou em avanços significativos. Esse novo investimento é parte do plano de expansão do Samu em Santa Catarina.
Fonte: Secom