O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, implanta a Sala Vermelha na Emergência. O espaço é especialmente designado para o atendimento de casos de emergência e urgência médica pediátrica. Com o novo serviço, em funcionamento desde o dia 1º de maio, já foi observada maior celeridade dos atendimentos, diminuindo o tempo de espera pelos pacientes na Emergência.
“Na Sala Vermelha temos um pediatra, juntamente com os residentes, que são os responsáveis tanto pelos pacientes com maior gravidade como aqueles que necessitam de atenção redobrada e ainda os que chegam de ambulância. Com isso, os atendimentos estão sendo otimizados, as internações e as altas estão mais ágeis, melhorando não só a qualidade do atendimento como também a humanização do serviço prestado”, explica a diretora do hospital, Tatiana Titericz.
A instituição da Sala Vermelha foi possível após a contratação de novos médicos pediatras para o HIJG, que se deu por meio de processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Além disso, três pediatras e três residentes estão responsáveis pelos atendimentos dos pacientes de menor gravidade, conforme classificação de risco, na Emergência.
“Desde a implantação da Sala Vermelha já foi possível identificar uma melhora de 50% no tempo de espera dos pacientes, tornando o atendimento mais eficiente. Com essa estruturação no fluxo da Emergência somada à sala de espera que está sendo ampliada, teremos um atendimento ainda mais humanizado e acolhedor para as crianças e suas famílias”, conclui a diretora do HIJG.
“Estamos investindo constantemente nos nossos hospitais, melhorando a estrutura física e o acolhimento aos pacientes. No Hospital Infantil inauguramos a ala da psiquiatria e ampliamos os leitos de enfermaria. Ainda este mês vamos inaugurar a sala de espera. É uma determinação do governador Jorginho Mello melhorarmos a infraestrutura das unidades hospitalares e ampliarmos os serviços”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Os dados do painel da SES apontam que, no mês de abril, o Hospital Infantil Joana de Gusmão realizou 7.416 atendimentos somente na emergência, com grande incremento devido às doenças respiratórias. Cerca de 70% das internações na UTI do hospital são decorrentes dessas patologias.
Fonte: SES