Liderada pelo governador Jorginho Mello, a comitiva catarinense chegou ao Panamá na manhã desta quarta-feira (25) e já participou do primeiro compromisso da missão oficial. Em reunião com o diretor de Malhas da companhia Copa Airlines, Gabriel Varela, as autoridades apresentaram Santa Catarina e pediram a implantação de um voo direto entre Florianópolis e a Cidade do Panamá, capital do país localizado na América Central.
A comitiva fez uma apresentação dos indicadores econômicos e sociais de Santa Catarina, assim como ressaltou os atrativos turísticos. A ideia é atrair a companhia que atende toda a América Latina, assim como a Europa, por meio de parcerias, oferecendo uma grande variedade de destinos aos catarinenses que viajam a turismo ou a negócios.
“Nós apresentamos Santa Catarina e eles ficaram encantados. A gente precisa mostrar nosso estado para o mundo e o Panamá é estratégico, porque interliga regiões importantes, por isso esse voo pode ser um ganho extraordinário”, observou o governador Jorginho Mello.
De acordo com Varela, a companhia se mostrou interessada e fará análises técnicas e de demanda de mercado para estudar a viabilidade da nova rota.
“Faço uma avaliação positiva desse encontro. Mostramos as potencialidades de Santa Catarina, as projeções do que essa nova rota pode gerar e o que temos a oferecer. E o mais importante é a perspectiva de fazer de Florianópolis um grande centro de interligação com outros países”, reforçou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro De Nadal.
Ao fim do encontro, a comitiva catarinense assinou um documento de intenções junto à companhia. O documento prevê recursos para investimentos promocionais da possível rota.
Também fazem parte da missão os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
Os deputados Antídio Lunelli e Fabiano da Luz acompanham o grupo. “Esse voo vai gerar emprego e renda para o nosso estado. Estou muito otimista”, destacou Lunelli. “Foi importante Santa Catarina demonstrar esse interesse em ter um voo que trará muitos benefícios para o estado”, completou Fabiano.
Sobre a Copa Airlines
Atualmente, a companhia atende 32 países, com voos para 81 destinos. Ao todo, transporta cerca de 16 milhões de passageiros ao ano.
Fonte: Secom