O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, recebeu nesta terça-feira (22/10) uma comitiva do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Pará e da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEPE). Com a visita institucional, a comitiva teve o objetivo de conhecer as práticas exitosas do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC.
Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, a visita qualifica ainda mais a dimensão dos trabalhos prestados pela instituição e fortalece os laços com os colegas do Ministério Público do Estado do Pará. “Essa integração e o intercâmbio reforçam a qualidade do trabalho prestado pelo Ministério Público de Santa Catarina, como as operações e as boas práticas desenvolvidas pelo GAECO e as ações da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional”, afirmou.
O coordenador do GAECO do Pará, Promotor de Justiça Muller Marcos Siqueira, ressaltou que a troca de experiências e a integração entre as instituições dos dois estados fortalecem as unidades, bem como dão eficiência e rapidez ao combate ao crime organizado. “Sabemos que o crime organizado atua em todo o Brasil e, acompanhando a excelência do trabalho do GAECO de Santa Catarina, a gente resolveu vir para trocar ideias, experiências e informações, uma vez que a gente vê constantemente membros das organizações criminosas que atuam no Estado do Pará vindo a Santa Catarina”, disse.
A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEPE), Promotora de Justiça e ex-coordenadora do GAECO do Pará, Ana Maria Magalhães, que também integra a comitiva, reiterou a intenção de levar ao Pará o modelo de estrutura e avanços conquistados pelo GAECO do MPSC. “As investigações do GAECO daqui são famosas e chega para nós o êxito alcançado. Viemos entender como funcionam a estrutura, os grupos de combate à corrupção, além de levar um pouco desse conhecimento para ampliar o nosso trabalho também”, assinalou. Também fazem parte da comitiva do Pará o Promotor de Justiça Carlos Cruz e Naiara Vidal, o assessor especial Bruno Lopes Rodrigues e o Sargento Gilberto, da Polícia Militar do Pará.
O coordenador estadual do GAECO do MPSC, Promotor de Justiça Marcio Cota, destacou a importância da visita institucional para fortalecer a troca de experiências entre as instituições. “É uma satisfação muito grande receber os colegas do MP e do GAECO do Pará, compartilhar a nossa experiência, a estrutura e a metodologia de trabalho daqui que são referência no Brasil todo”, afirmou.
Além do Procurador-Geral de Justiça, recepcionaram a comitiva o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e coordenador-geral do GAECO, Durval da Silva Amorim; o coordenador estadual do GAECO, Promotor de Justiça Marcio Cota; e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Giovanni Andrei Franzoni Gil.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – MPSC