Durante o Educar no Verão, as crianças puderam assistir curta-metragens da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Os profissionais das 8 unidades educativas infantis, que sediam o Educar no Verão 2023, colocaram a criatividade em prática na hora de planejar as propostas das quase 4 semanas de realização do programa.
No Núcleo de Educação Infantil Municipal Gentil Mathias, localizado no bairro Ingleses, a atividade que ganhou mais destaque foi a transformação da sala recreativa em uma aconchegante sala de cinema. Os filmes escolhidos para estar em cartaz no dia foram curta-metragens disponibilizados às creches do município durante a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
A primeira sessão foi a animação de 8 minutos “Meu nome é Maalum”, curta contemplado no Prêmio Especial das Crianças da mostra de cinema de 2022, encantando os pequenos, que repetiam o nome “Maalum” toda vez que era mencionado.
A narrativa desenvolve a história de Maalum, uma menina negra brasileira que cresceu em um lar rodeado de amor e referências afrocentradas, mas viveu situações desagradáveis quando seus colegas fizeram piada com seu nome na escola.
Por conta disso, Maalum – com a ajuda da sua família – decide que está na hora de descobrir o significado por trás de seu nome, que tem origem africana, fazendo com que ela tenha orgulho da sua descendência.
Na sequência as crianças assistiram à “Ana Bolinha”, que relata a jornada de uma joaninha que se depara com questões de valores como a amizade, o companheirismo, o respeito ao próximo e às diferenças. O entusiasmo tomou conta das crianças, ao ver os bichinhos projetados na parede correram em direção à imagem e se divertiram com suas sombras.
Para a coordenadora do programa no Neim, Letícia Souza, o Educar no Verão é uma forma descontraída de iniciar suas atividades na creche. “ Este contato com as crianças, durante o período de férias, com certeza inspirou a criatividade para trabalhos durante o ano letivo”.
Fonte: Assessoria de Imprensa / PMF