A Defesa Civil de Florianópolis permanece em alerta por conta da chuva que atinge a capital desde a tarde desse domingo (18). Entre esta segunda e quarta-feira os volumes acumulados de chuva podem passar dos 100 mm em alguns pontos da Capital, com as médias variando entre 80 e 100 mm. A média histórica para o mês de dezembro é de 129 mm, e nas ultimas 48 horam já foram registrados 121 mm, quase que todo o volume previsto para o mês inteiro.
A Prefeitura de Florianópolis já acionou todas as equipes que estão nas ruas prestando ajuda nos bairros afetados com alagamento. O Prefeito, Topázio Neto, chamou todo o secretariado para uma reunião de ativação do Plano de Contingenciamento na cidade para as 16h desta segunda-feira na sede da Defesa Civil de Florianópolis.
Há acúmulo de água na pista da SC-401, SC-403, SC-405, Beira-Mar Norte e Via Expressa BR-282. Os motoristas precisam redobrar a atenção e sair de casa só em extrema urgência. A Defesa Civil também pede cautela para as famílias que moram em morros ou áreas de encostas. Com o solo molhado existe a probabilidade de ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão com os caminhões hidrojato nos pontos onde há acumulo de água. No momento, a atenção maior é para o bairro Rio Vermelho, onde algumas ruas já estão tendo a água retirada pelos caminhões. Ruas dos bairros: Ingleses, Campeche e Córrego Grande também registraram alagamentos em via pública. As pessoas devem evitar caminhar nos locais alagados e qualquer ocorrência ligar no 153 da Defesa Civil.
Fonte: Assessoria de Imprensa / PMF