Integrantes do União Brasil, PSD, PSDB, PL, PP e MDB cobraram, na sessão de terça-feira (8) da Alesc, prioridade política para a construção do túnel do Morro dos Cavalos, na BR-101, após caminhão tanque tombar, derramar combustível na via e incendiar mais de duas dezenas de veículos.
“Foi uma tragédia que graças a Deus não teve perdas de vida, porque quem acompanhou o acidente do caminhão tanque que tombou e explodiu na curva, viu um milagre”, resumiu Sérgio Guimarães (União).
O deputado lembrou que o tráfego nos dois sentidos somente foi liberado após 16 horas.
“O que está faltando para o túnel do Morro dos Cavalos sair do papel? Isso é discutido desde os anos 2000, a licença ambiental foi dada pelo Ibama. Não quero saber se é o presidente A ou B, se é de direita ou de esquerda, se será a Autopista ou a CCR, o DNIT ou o governo do estado, o que interessa é que o projeto saia do papel”, disparou Guimarães.
O representante de Palhoça sugeriu “enrolar as bandeiras partidárias e pensar em Santa Catarina”, porque, segundo Guimarães, está faltando “vontade política” e a “união de esforços de todas as entidades de classe”.
Napoleão Bernardes (PSD) e Dr Vicente Caropreso (PSDB), José Milton Scheffer (PP), Volnei Weber (MDB), Jair Miotto (União), Rodrigo Minotto (PDT) e Pepê Collaço (PP) apoiaram a união de todos os catarinenses em torno do túnel do Morro dos Cavalos.
“Atingiu Santa Catarina como um todo, não só o Sul do estado e o nosso grande desafio, o câncer, a principal dificuldade é logística, a infraestrutura e a BR-101 é a principal rodovia”, avaliou Napoleão, que voltou a insistir na construção de uma via paralela à BR-101, a BR-102.
O representante de Blumenau também pregou a unidade e criticou o governador de Santa Catarina, que ainda não se reuniu com o presidente da República.
“É hora de parar com o jogo do inimigo político, de não conversar com o governo, quando o resultado concreto é em favor da população. Quando o outro ganha, os dois têm de sentar na mesa”, ensinou o ex-prefeito.
“A comunidade indígena é favorável aos túneis, a autorização foi concedida em 2016, o que falta é vontade política, cadê o DNIT”, questionou Caropreso, que trouxe novamente à discussão o corte de R$ 400 mi no orçamento de 2025 para a infraestrutura barriga-verde.
O representante de Jaraguá do Sul pediu uma ação enérgica da Bancada Federal. “É hora de agir, precisa se mobilizar e pressionar com força o governo federal”.
“Quero me somar à voz da população e dos colegas para fazer um apelo sincero e um chamado à responsabilidade: precisamos com urgência que sejam realizadas as obras dos túneis do Morro dos Cavalos. A BR-101 interliga o Sul e o Norte, é a principal via de transportes que temos, ligação com o Mercosul e não podemos esperar pelo próximo acidente”, discursou Scheffer, que sugeriu transformar a reivindicação em “símbolo de união e luta”.
“Que possamos discutir e cobrar forte uma solução para isso”, afirmou Volnei, ponderando em seguida que se o acidente tivesse acontecido dentro de um túnel também teria causado danos materiais.
“Tivemos de retornar a Tubarão, ir a Gravatal, Armazém, São Martinho, São Bonifácio e BR 282, precisamos criar alternativas para que a mobilidade e a segurança sejam prestigiadas”, declarou Miotto.
“Infelizmente as pessoas só se movimentam quando ocorre um fato como este. Fui buscar informações sobre o caso e encontrei que o governo federal está negociando a prorrogação do contrato da Autopista Litoral Sul por 15 anos e que essa extensão contratual permitiria a inclusão de novas obras como o túnel do Morro dos Cavalos”, informou Minotto, que citou a sugestão da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), para incorporar as obras dos túneis ao lote da CCR, concessionária da BR-101 Sul.
“Sei que muitos já se manifestaram a respeito, o que aconteceu foi uma fotografia de uma tragédia que parecia uma guerra. Infelizmente a gente está vivenciando esse caos há anos, com acidentes, quedas de barreiras e a gente tem se manifestado na Assembleia, em reuniões de entidades, em ofícios pedindo para que as obras sejam realizadas o mais rápido possível”, argumentou Collaço, que responsabilizou o governo federal pelo caos na BR-101.
Alex Brasil (PL) também apoiou a união em torno do Morro dos Cavalos, lembrou que as interrupções do tráfego no local acontecem há muito e contou sua experiência com a tragédia.
“No domingo estava em Imaruí quando me deparei com a notícia. Para retornar tive de pegar muitos trechos sem asfalto da SC-435 e da SC-437, mais de quatro horas de viagem, muita gente usou essas pistas”, revelou o deputado, que criticou duramente a Autopista, uma vez que foram as pessoas que afastaram as muretas de concreto que dividem a pista para evitar maiores danos materiais.
R$ 300 bi torrados em apostas
Napoleão Bernardes repercutiu dados revelados pelos diretores do Banco Central em audiência da CPI de Apostas, no Senado Federal, dando conta que os brasileiros gastam R$ 300 bi por ano em jogos e apostas online.
“É dinheiro que está saindo da mesa, que está fazendo gente perder carro, casa, emprego, e os valores são cada vez maiores, se gasta, se desperdiça com o vício das apostas três vezes mais que o conjunto do Brasil investe em Ciência e Tecnologia, que significa emprego, renda e oportunidades para o amanhã”, lamentou.
Conforme explicou Napoleão, pesquisa revelou que 11% dos que jogam ou apostam já deixaram de pagar as contas de água e luz para desperdiçar no vício; 19% já deixaram de comprar comida; e 23% desistiram de comprar roupas.
O deputado criticou os pseudo influenciadores e as subcelebridades que promovem jogos e apostas online e pediu apoio para projeto de lei de sua autoria que tramita na Casa e que foi denominado “sem chance para o azar”.
“Temos de cortar o mal pela raiz”, finalizou.
Caravana da mulher
Ana Campagnolo (PL) criticou as deputadas da Bancada Feminina pelas manifestações contra a parlamentar e as pautas conservadoras em caravanas realizadas pela Alesc no interior do estado, por meio da Escola do Legislativo.
“Estou sendo atacada pela própria instituição”, reclamou Campagnolo, que expôs a contradição das parlamentares de reivindicar a paridade de cadeiras nos legislativos e adotar outra regra em seus gabinetes de trabalho.
“Hipocrisia”, classificou a 1ª Secretária da Casa.
Moção de apelo ao TJSC
Volnei Weber agradeceu o apoio dos colegas na aprovação de Moção dirigida à direção do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para que crie uma comarca em São Ludgero, no Sul do estado.
“Quer o TJSC empreenda os esforços para implantar uma comarca em São Ludgero, é uma demanda urgente amparada por dados, pelo crescimento da região e pela necessidade de aproximar o Poder Judiciário do cidadão”, justificou Weber.
SC-477
Jeferson Cardozo (PL) elogiou o governo do estado pelas obras de recuperação da SC-477.
“Fizemos um roteiro no final de semana no Planalto Norte e a gente constata que realmente o governo estadual tem feito o dever de casa. Na SC-477 constatamos uma melhoria incrível, a gente percebe a eficiência, a qualidade e a população aplaudindo”, informou o deputado, que cobrou do governo federal recursos paras rodovias federais.
Hospital de Alfredo Wagner
Marcius Machado (PL) contou na tribuna que recebeu a visita dos administradores de Alfredo Wagner que vieram agradecer a emenda de sua autoria que viabilizou a troca do telhado do hospital e a compra de placas de energia solar, ares condicionados, poltronas e televisores.
Reivindicação das Apaes
Machado repercutiu as reivindicações das Apaes da Região Serrana à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
“Estão tristes e chateados porque a FCEE apresentou a nova tabela, melhora os valores recebidos pelas entidades, mas, pelo outro lado, cortam atividades essenciais, como artes, informática e educação física”, relatou.
Atropelamento de cachorro
Machado exibiu na tribuna um vídeo de atropelamento de um cachorro por um caminhão com símbolo da Casan na cidade de Painel, no Planalto Serrano. O deputado pediu à Polícia Civil que investigue o caso.
Super polícia
Sargento Lima (PL) alertou os comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil dos estados do Sul para o retorno à pauta do Congresso Nacional do Sistema Único de Segurança Pública.
“A serpente fez o seu ninho e os ovos estão prontos para eclodir. Volto ao sistema único de segurança pública, não é possível que o lobby da Polícia Rodoviária Federal (PRF) seja maior que o lobby das polícias militares do país. A PRF vai se transformar em uma super polícia”, indicou Lima.
Vitor Santos
AGÊNCIA AL