Duas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) foram instaladas no hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, para que os eleitores possam treinar a sequência de votação que será adotada no dia da eleição. Qualquer pessoa pode fazer a simulação nas urnas da Alesc, que ficarão expostas até o dia 30 de setembro.
Ao incentivar a simulação, a Justiça Eleitoral pretende reduzir o tempo que o eleitor gasta para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso porque o treino permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos.
A proposta é fornecer ao eleitor uma experiência de estar diante da urna eletrônica como no dia da eleição, mas respeitando o seu ritmo e permitindo que repita várias vezes o voto, que explore as possibilidades de voto em um candidato, de voto branco, nulo, de legenda e que corrija seu voto quantas vezes forem necessárias.
No simulador, os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore.
Esse ano o simulador – assim como a votação oficial – traz novidades em termos de acessibilidade, como inclusão de intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; além de confirmação adicional para o voto de legenda.
Ordem de votação
Para facilitar na hora do voto, é importante ficar atento à sequência de votação. O primeiro cargo a ser preenchido é o de deputado federal, com quatro números. Em seguida, deputado estadual, com cinco dígitos. Os próximos são senador, com três números; governador e presidente da República, ambos com dois dígitos cada.
Daniela Legas / AGÊNCIA AL