Foto: Divulgação / SED

O projeto Poetas Rumo ao Novo Milênio inspira estudantes, professores e a comunidade escolar de Pinheiro Preto há mais de 20 anos, estimulando a criatividade dos participantes para criarem poesias. Após tantos anos de sucesso na cidade que tem pouco mais de 3 mil habitantes, a iniciativa, que começou na EEB Maura de Senna Pereira, foi apresentada no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, em Florianópolis, nesta terça-feira, 19.

“Este projeto é muito importante para toda a comunidade de Pinheiro Preto e, principalmente, para as escolas do município. Ver nossos alunos com brilho no olhar e demonstrando seus talentos nas declamações e apresentações teatrais é gratificante. A semente plantada agora rende bons frutos e isso impulsiona a continuar com o projeto”, destaca a diretora da EEB Maura de Senna Pereira, Cleodete Mazurek.

As poesias são realizadas na classe, costumeiramente durante as aulas de Língua Portuguesa, entre março e julho. Após serem dadas as notas por jurados voluntários, em setembro, são designados dois classificados de cada categoria: Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Livre (comunidade pode participar).

Os vencedores só são conhecidos em novembro num evento chamado “Noite da Poesia”, quando são realizadas apresentações de teatro, dança, música e a própria declamação de poesias e entregues os troféus. A ação regional acontece na EEB Maura de Senna Pereira e conta com a parceria das escolas municipais e da prefeitura municipal de Pinheiro Preto.

Confira quais foram as apresentações desta terça-feira, em Florianópolis

  • Yasmin Piccoli – Poesia ADOTAR – Primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental Séries Finais
  • Lavínia Tonetta – Poesia Álbum da Alma – Primeiro lugar categoria Ensino Médio
  • Isabel Subtil – Súplica – Segundo lugar na categoria Ensino Médio
  • Daniel Gindani – O mito da perfeição – Segundo lugar na categoria Livre
  • Denize Maria Cecatto Bee – O poeta, a poesia e o amor – Primeiro lugar na categoria Livre

Fonte: ASCOM | SED