No próximo dia 19 de março, completam-se 125 anos da morte do simbolista João da Cruz e Sousa. Para marcar a data, o Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), em parceria com o artista JB (João Batista), promoverá uma programação especial no dia 17 de março no Palácio Cruz e Sousa, que abriga os restos mortais do poeta catarinense.
As atividades começam às 14h com mediação na exposição “[Inde]pendências e seus Transbordamentos no Contexto Catarinense”, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Das 15h às 16h haverá exibição do curta-metragem “Alva Paixão” (SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’), seguido de debate com a diretora do curta Maria Emília de Azevedo e declamação de poemas com JB.
A entrada é gratuita e limitada à capacidade do espaço que é para 30 pessoas.
Sinopse do filme
João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flashback interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.
Fonte: Secom