Foto: Divulgação / Udesc

Até 11 de maio, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, em Florianópolis, recebe a 11ª edição do Octa Fashion – Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas, evento que apresenta as criações dos formandos em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A abertura oficial da exposição reuniu convidados e autoridades nesta terça-feira, 18, na galeria situada no Hall do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ela pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Pela universidade estadual, estiveram presentes na abertura o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), Alfredo Balduíno Santos, a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager, que é docente da Udesc Ceart, docentes e acadêmicos do centro de ensino. O evento contou com uma explicação sobre o objetivo da mostra e uma apresentação de música erudita. Confira a galeria de imagens na Agência Alesc.

Novo formato

Com a produção de 38 novos profissionais formados pela universidade, o Octa Fashion estreou nesta edição um novo formato, totalmente virtual, com uso de modelagem digital em 3D e uma concepção de evento “em forma de exposição artística”.

Conforme os organizadores, “as passarelas foram substituídas por outro formato de apresentação, no qual os formandos desenvolveram suas coleções por meio da modelagem digital, apresentando-as em painéis, vídeos, documentário e revista de moda”.

“O tema “Ciclos” guiou os estudantes na concepção das coleções nesta edição do Octa Fashion, por meio de debates em sala de aula, que proporcionaram experimentos diversos, provocando a imaginação a partir de posicionamentos contemporâneos, especialmente amparados em questões como sustentabilidade, tecnologia têxtil e comportamento. Na conceituação do tema, as transformações da natureza, as inquietações inerentes à condição humana, os desafios de cada tempo.”

Acesso ao público

Na abertura, o pró-reitor Balduíno Santos destacou que a proposta da mostra é “trazer um escopo da produção nos bancos universitários para além do campo estudantil, proporcionando uma exposição mais ampla junto à sociedade”.

Para o professor, o formato digital amplia a capacidade de levar o que o curso de moda da Udesc Ceart oferece. “A plataforma digital é uma possibilidade relativamente nova, com a qual é possível chegar a um público bem maior, para que outras pessoas do Brasil e do mundo possam entender o que se faz em um curso de moda”, afirma.

Conexão

Na exposição, as imagens impressas têm QR codes que direcionam aos perfis dos artistas em plataformas de mídias digitais. “É uma conexão direta com os alunos e alunas e a possibilidade das pessoas conhecerem e estarem mais próximas dos autores das peças”, ressalta Santos. Além dos perfis pessoais dos estudantes, as peças também estão disponíveis em uma plataforma própria do Octa Fashion, e é possível se informar a respeito pelo Instagram e pelo Facebook.

Para a coordenadora do Octa Fashion, Amanda Queiroz Campos, ocupar o prestigiado espaço da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho é “uma honra”. “Alcançar um público que muito provavelmente não frequentaria um desfile de moda nos possibilita transladar fronteiras e alcançar ainda mais catarinenses, exibindo com orgulho o sucesso que é o Octa Fashion e o curso de Moda da Udesc”, afirma a professora.

Depoimento

A acadêmica Carol Moreira, do curso de Moda, afirma que o momento é importante para os estudantes que podem expor e explorar a criatividade, desenvolvida ao longo de semestres no campo universitário. “A diferença é que antes era feito no formato de desfiles e, com o surgimento da pandemia, o curso teve de se reinventar e surgiu a modelagem 3D e o formato digital.”

Para ela, trazer a produção para o espaço físico possibilita atrair um público maior e mostrar que a moda está no cotidiano, além de apresentar o aprendizado na sala de aula para a prática. A coleção feita por Carol é inspirada na deusa do amor Afrodite e as peças dela levam o nome de “Aphrodisia”. “Na minha coleção, eu quis trazer uma mulher poderosa e sensual, sem exposição excessiva, afinal a sensualidade está na feminilidade.”

Antes da Alesc, ao longo de março, a exposição ficou em cartaz no Museu da Escola Catarinense (Mesc), também no Centro de Florianópolis.

Parceria

A presença do 11º Octa Fashion na galeria marca o início de uma nova parceria entre Udesc e Alesc, firmada em 2022, por meio da Coordenadoria de Cultura (Ccult), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O acordo visa propiciar mais um espaço para aproximar a Udesc da comunidade catarinense e ampliar a programação cultural da Alesc nos espaços Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, Espaço Cultural Cruz e Sousa, Hall do Palácio Barriga Verde, Plenarinho Paulo Stuart Wright e Auditório Antonieta de Barros.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Udesc