Organizado pelo Governo Federal, instrumento considera aspectos como a infraestrutura de hospedagem e a geração de empregos pelo setor.
Florianópolis atingiu nota máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal. O instrumento, que identifica o desempenho econômico do setor nos municípios e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas, analisou 121 cidades em Santa Catarina e só outras quatro conseguiram o mesmo resultado da Capital.
“Garantir esse reconhecimento para Florianópolis facilita a destinação de recursos federais ao município e auxilia também no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor turístico, representado aqui por atrações muito ricas e com papel essencial ao desenvolvimento econômico da nossa cidade”, enfatiza a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker.
Com notas de A a E, o desempenho é aferido a partir de cinco critérios: oferta de hospedagem, geração de empregos, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
O resultado do mapa atesta o cenário positivo do turismo na cidade, uma característica historicamente consolidada. Na temporada de verão 2023-2024, mais de dois milhões de visitantes estiveram na Ilha, segundo levantamento da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. Desse total, 73,6% eram oriundos de cidades vizinhas, diferentes regiões de Santa Catarina e outros estados brasileiros. A parcela restante, 26,4%, foi composta por turistas do exterior, grupo que mais cresceu na somatória.
Ainda no período, a infraestrutura de hospedagem recebeu alta aprovação. A maioria dos turistas considerou a oferta dos serviços como boa ou ótima, em avaliação da Fecomércio/SC, colocando a Capital dentro da “zona de excelência” em satisfação dos visitantes. Na perspectiva do setor, a avaliação também foi positiva, com mais de 59% dos empresários avaliando como bom ou muito bom o movimento de clientes, com estadia média de 10 dias.
“Florianópolis tem a 2ª menor taxa de desemprego entre as capitais do país segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE. O município desenvolve políticas públicas para geração de oportunidades anualmente, como por exemplo, o Floripa Mais Empregos, que atualmente conta com 302 vagas e 1062 empresas cadastradas. Estamos muito felizes por mais este reconhecimento para a cidade”, explica Juliano Richter Pires, secretário de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.
Ao todo, 2.086 municípios, distribuídos em 312 regiões turísticas, foram incluídos na edição deste ano do mapa, que tem validade até abril de 2025.
Fonte: Comunicação | PMF