O ano letivo na rede municipal de ensino de Florianópolis inicia nesta quarta-feira (9/2) para 38 mil estudantes. Na educação infantil, há 17.336 matriculados, enquanto na educação fundamental existem 19.519 crianças e adolescentes. Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos 2.050 pessoas irão se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental. A rede de ensino possui em sua equipe 5 mil profissionais.
Novas creches passarão a funcionar em 2022. Um núcleo municipal de educação infantil (Neim) fica no Morro do Horácio, outro na Tapera, o terceiro é localizado na Caeira do Saco dos Limões, e o quarto, no Pântano do Sul. Na infraestrutura desses Neims, a Prefeitura de Florianópolis investiu mais de R$ 10,2 milhões.
Serão entregues à comunidade seis unidades educativas reformadas e ampliadas, com a aplicação de R$ 13,9 milhões nas melhorias. Além disso, estarão à disposição da população 19 revitalizações, que englobam escolas e Neims.
Novas unidades educativas
Neim Morro do Horácio (com capacidade para atender 200 crianças), Neim José Rodrigues Willamil (Tapera, 180 crianças), Neim Evandro de Sousa (Caeira do Saco dos Limões, 200 crianças) e Neim Pântano do Sul (50 crianças).
Reformas e ampliações
Foram reformadas as unidades educacionais: Biblioteca Professor Barreiros Filho (Estreito- região continental), EBM Vitor Miguel de Souza (Itacorubi), Neim Caetana Marcelina Dias (Ribeirão da Ilha) e Neim Monsenhor Frederico Hoboldt (Costeira do Pirajubaé), Neim Ferminio Francisco Vieira (Córrego Grande), Neim Paulo Michels (Sapé- região continental).
Outras 19 creches e escolas passaram por revitalizações, com reparos pontuais de manutenção e pintura total da unidade.
Por Correio de Santa Catarina