Foto: Joice Flores / ASCOM / SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o Instituto Hope House e Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) realizam nesta segunda e terça-feira, o 2º Seminário Estadual do Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PCAAM/SC). O evento está acontecendo no auditório da OAB, em Florianópolis, e reúne representantes do Sistema de Garantia de Direitos que atuam na proteção e defesa de crianças e adolescentes no estado.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, ressaltou em seu discurso que falar do PPCAM é falar sobre o direito mais fundamental: o direito à vida. “O programa atua como um escudo e como um espaço de reconstrução de vidas, seja da criança ou adolescente atendido, ou em muitos casos, até de suas famílias”, disse.

Ela ressaltou que neste segundo seminário o Governo de Santa Catarina reafirma seu compromisso com o fortalecimento e a execução do PPCAM. “Essa articulação entre o sistema de justiça, os órgãos de segurança, as redes de proteção e o trabalho dedicado das equipes técnicas do PPCAM é o que garante que essas crianças e adolescentes não sejam apenas protegidas, mas também acolhidas, orientadas e reencaminhadas para um novo projeto de vida. Para isso, a capacitação constante é fundamental”, pontua.

A diretora de educação jurídica da OAB/SC, Helena Nastassya Paschoal Pitsica, destacou a presença essencial de todos os atores do sistema de garantia de direitos. “Há pessoas que são especiais e é um prazer estar aqui e olhar nos olhos de pessoas que abraçaram uma causa que para muitos é invisível ou sem retorno”, falou.

A presidente do Instituto Hope House, entidade Executora do PPCAAM, Themis Durante, agradeceu a parceria do Estado, que possibilita o desenvolvimento de um trabalho de excelência. “Estamos realmente salvando a vida de crianças e adolescentes. Passamos um ano de desafios e agora iniciamos o segundo ano com a certeza que estamos fazendo o que precisa ser feito, cuidando de forma integral das crianças e adolescentes”, disse.

No evento foi apresentado um relatório com os resultados do primeiro ano do Programa no Estado de Santa Catarina, inclusive com depoimentos de profissionais da rede e adolescentes protegidos. O seminário também mostrou a importância do atendimento humanizado e individualizado, para que os protegidos percebam uma nova perspectiva de futuro. No PPCAAM toda a equipe técnica trabalha no planejamento de vida, planejamento financeiro e reinserção social.

Créditos: ASCOM | SAS