A aproximação de uma frente fria e a formação de um Ciclone Extratropical que acontece próximo ao Litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai trazem alerta para temporais em todo o estado. A meteorologia da Defesa Civil indica chuvas intensas, granizo e ventos fortes, com as áreas mais afetadas sendo o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Os temporais devem ocorrer de forma rápida, mas com forte intensidade, iniciando entre o final da manhã de quarta-feira, 23, e o início da tarde nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, e avançando para outras áreas ao longo da tarde e noite. A Defesa Civil alerta, com risco moderado a alto, para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas.
about:blankClique para aceitar os cookies marketing e ativar este conteúdo
Após a passagem da frente fria, na sexta-feira, 25, o Ciclone Extratropical começa a se afastar da costa sul do Brasil, provocando rajadas de vento nas áreas Serranas entre o Meio-Oeste e próximas à costa do Litoral Sul e Grande Florianópolis. As rajadas ficam entre 50 e 60 km/h com pontuais mais altos nas áreas serranas e da costa sul de Santa Catarina.
Diante das condições climáticas severas, a Defesa Civil emitiu recomendações à população:
- Busque abrigo: Durante os temporais, procure um local seguro, longe de árvores, placas e postes de energia, que podem ser arremessados pelos ventos fortes.
- Segurança na praia: Evite permanecer na água, uma vez que a combinação de raios e mar agitado representa um risco elevado.
- Cuidado com alagamentos: Nunca atravesse ruas alagadas ou pontes submersas, pois a profundidade da água pode ser enganosa e perigosa.
Texto: Grasiele Aguiar | ASCOM | SDC