Uma iniciativa da Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina vai levar atendimentos na área da saúde para pescadores artesanais de Florianópolis. O projeto PeSC-saúde será realizado na sede do Conselho Comunitário da Barra da Lagoa, no dia 29 de junho, dia de São Pedro, o padroeiro dos pescadores. A parceria envolve também a Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Federação dos Pescadores do Estado de SC, a Fepesc.
O atendimento aos pescadores é das 09h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. O serviço é prestado por estudantes e professores de vários departamentos do Centro de Ciências da Saúde da UFSC. Serão feitas consultas e exames nas áreas de dermatologia (prevenção do câncer de pele), oftalmologia (lesões na retina), odontologia (lesões malignas da boca e dos lábios), exames de sangue (colesterol, triglicerídeos e glicose) e aferição da pressão arterial. Os diagnósticos e resultados de exames serão enviados posteriormente para a Unidade Básica de Saúde da Barra da Lagoa.
“Essa é uma ação muito importante porque estamos falando da saúde dos nossos pescadores. Muitos deles já tem uma idade avançada e por conta dos afazeres diários acabam não procurando atendimentos básicos ligados à saúde. A nossa secretaria tem trabalhado em parceria com outras instituições para que possamos avançar com esse tipo de iniciativa”, disse o secretário da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
Os detalhes finais da parceria e o planejamento para o atendimento à saúde dos pescadores foram definidos em reunião realizada nessa terça-feira, 18 de junho. Participaram o secretário de Aquicultura e Pesca de SC, Tiago Bolan Frigo; o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, João Fuck; o gerente de fomento pesqueiro da SAQ, Valdori Almeida; o subsecretário de Pesca de Florianópolis, Laurentino Benedito Neves e o presidente da Fepesc, Ivo da Silva.
Osvaldo Sagaz | Secom