Está disponível na página do Prêmio Honestidade nas Escolas uma cartilha para os professores usarem em sala de aula. O objetivo da Controladoria-Geral do Estado (CGE) é orientar os alunos na confecção dos desenhos que vão participar do concurso.
Com o título Somos guardiões do nosso espaço escolar, a publicação traz linguagem simples, didática e lúdica. A CGE elaborou o conteúdo em parceria com Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag).
A publicação explica a diferença entre o que é público e privado. Na sequência, mostra para as crianças por que é importante cuidar dos espaços públicos como a própria escola, a praça da cidade e o posto de saúde. A cartilha também aborda os conceitos de cidadania e democracia e a importância da cultura da paz e do respeito.
“O objetivo da CGE é que os professores utilizem esse material antes dos alunos fazerem os desenhos que vão ser inscritos no Prêmio Honestidade nas Escolas. Assim, esperamos alcançar o propósito do concurso, que é promover a ética, a integridade e o cuidado com a coisa pública desde cedo”, explica Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance da CGE.
A cartilha traz ilustrações da boneca Catarina, mascote do Prêmio. Ela convida os alunos a se tornarem guardiões de suas escolas, protegendo não apenas os bens materiais, mas também colegas, professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Para completar, traz atividades lúdicas, como caça-palavras e labirinto.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso de desenhos para alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual de ensino. O programa é uma parceria da CGE com a Secretaria de Educação. As inscrições estão abertas até 18 de outubro. Saiba mais aqui.
Créditos: Cléia Schmitz | CGE