Um homem foi autuado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) por manter uma cobra de espécie rara em cativeiro na cidade de Sete Barras, na região do Vale do Ribeira (SP), nesta quinta-feira (24). A cobra encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção. O valor da autuação da multa foi de R$10 mil.
Segundo informado pelas autoridades, a equipe da PM Ambiental recebeu uma denúncia que informara que um morador do Bairro Guapiruvu, em Sete Barras (SP), estaria em posse de uma cobra rara da espécie Gibóia da Ribeira.
As equipes se dirigiram até a residência apontada na denúncia. De acordo com a polícia, o morador do imóvel confessou aos agentes que realmente estava com a cobra, trazendo e entregando espontaneamente o animal aos vigilantes.
Diante do flagrante, o homem foi autuado em R$ 10 mil, autuação majorada em dobro devido a infração ser cometida em uma unidade de conservação.
A Polícia Ambiental salienta que o animal, da Gibóia Amarela (Corallus Cropanii) permaneceu sob responsabilidade do Parque Estadual Intervales e, posteriormente, será destinada ao órgão ambiental competente. A cobra encontra-se na lista federal de animais ameaçados de extinção.