O Hospital Nereu Ramos (HNR), situado em Florianópolis e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é a única instituição 100% pública que recebeu o selo UTI Top Performer em reconhecimento à sua excelência no desempenho e na qualidade do atendimento a pacientes críticos. Esta certificação é concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e coloca a unidade hospitalar entre as UTIs que mais se destacam no Brasil.
“Este reconhecimento reflete o empenho, a competência e a dedicação das equipes médica, de enfermagem e multidisciplinar, além da gestão da equipe de direção. É uma Unidade de Tratamento Intensivo pública do Sistema Único de Saúde, com qualidade e grande eficiência no atendimento a pacientes críticos. Parabéns a toda a equipe e a todos os envolvidos”, afirma Renata Zomer, diretora do Hospital Nereu Ramos.
Em Santa Catarina, duas instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam a certificação. Além do Hospital Nereu Ramos, o Hospital e Maternidade Imigrantes, de Brusque, que era particular e passou a atender e realizar cirurgias pelo SUS na atual gestão do Governo do Estado também foi selecionado.
“Esse prêmio é muito importante para nós, pois não são muitos os hospitais públicos que o recebem. Isso é um motivo de orgulho e uma coroação a todo o trabalho da equipe, que realmente valoriza o tratamento e o cuidado com o paciente. O prêmio é, portanto, de grande relevância para nós”, explica o médico responsável pela UTI do HNR, Israel Silva Maia.
A avaliação considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras em 2024. Desses, 352 são públicos e 448 privados, totalizando mais de 20 mil leitos de UTI em todo o Brasil. Nesta edição, entre os hospitais públicos, 25 foram certificados como Top Performer. A certificação leva em conta diversos indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustados ao perfil dos pacientes atendidos.
Mais reconhecimentos
Além disso, o Hospital Nereu Ramos, por meio de sua central de material e esterilização (CME), recebeu um reconhecimento de excelência em boas práticas clínicas em limpeza e esterilização, sendo agraciado com a categoria Gold do Programa Solventum. Essa conquista é resultado das avaliações realizadas conforme os critérios estabelecidos pelo programa, que se baseiam em evidências de boas práticas recomendadas por diretrizes e associações nacionais e internacionais. O sucesso dessa iniciativa deve-se ao engajamento e comprometimento da liderança e de todas as equipes multiprofissionais envolvidas nesse processo.
Créditos: ASCOM | SES