O Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, retoma nesta terça, dia 30, a partir das 8h30, os atendimentos na emergência pediátrica. Os serviços estavam suspensos desde fevereiro de 2021, quando o espaço deu lugar à instalação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Além da triagem e do atendimento no consultório, estarão disponíveis cinco leitos de observação. A expectativa é que sejam realizadas cerca de quatro mil consultas ao mês, como era anteriormente.

Para a reabertura da emergência pediátrica, foram contratados 64 profissionais, entre pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles atendem casos de menor gravidade, servindo de retaguarda ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital, que possui porta aberta, mas atende principalmente casos de maior complexidade.

A estrutura disponibilizada terá mais adaptações. Foi montada devido à prioridade ao atendimento de crianças, bastante atingidas por doenças respiratórias durante as baixas temperaturas.

Além da reabertura da emergência, o Hospital Regional implantou mais cinco leitos na UTI Neonatal e 15 de cuidados intermediários neste ano. Também está adquirindo equipamentos, adequando a estrutura e contratando recursos humanos para a abertura de mais 10 leitos de UTI Neonatal nos próximos meses.