O Instituto do Meio Ambiente formalizou parceria com uma empresa australiana para investimento em projetos de educação ambiental na área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e comunidades vizinhas. O acordo faz parte do Programa de Parceria com Iniciativa Privada. O termo de doação foi assinado na manhã desta sexta-feira, 24, entre o IMA e a empresa Karoon Energy, e prevê recursos de R$ 500 mil a serem aplicados em três projetos já aprovados.

“Para o Governo de Santa Catarina, esse tipo de aporte e parceria vem ao encontro do trabalho que já realizamos, que visa a sustentabilidade e preservação das unidades de conservação estaduais, além de trazer benefícios sociais para a comunidade em seu entorno”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

O ato, realizado na sede do Parque, contou ainda com as presenças do presidente da empresa australiana, Antônio Guimarães, do chairman do Conselho, Bruce Phillips, da membro do Conselho, Luciana Rachid, da gerente de Sustentabilidade e Diversidade do IMA, Maria Beatriz Mattos, do gerente de Regulatório e SSM, Ricardo Canela, e de servidores da unidade de conservação estadual.

Um dos projetos beneficiados por essa doação da empresa australiana para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é o Pró Preá, no arquipélago das Ilhas de Moleques do Sul. É um pequeno mamífero raro e em ameaçado de extinção, cujo habitat está restrito a apenas esta ilha, localizada na costa de Santa Catarina. A verba será destinada para publicar livros eletrônicos e físicos e promover a educação ambiental em três comunidades pesqueiras para garantir o apoio vigilante na preservação dos preás.

Outra parte dos recursos será destinada para estruturar uma oficina de produção de contêineres de recolhimento de resíduos recicláveis, pela Associação ProCrepe (Criar, Reciclar, Educar e Preservar). O projeto sócio-educativo ambiental vai garantir sustentabilidade e geração de renda para as comunidades na área de entorno do Parque.

E o terceiro, visa resgatar o hábito de produção de remédios tradicionais à base de alimentos, como eram feitos nos tempos passados, levando o conhecimento para a população jovem.

“Todos os projetos beneficiados com esses recursos doados por meio do Programa de Parceria com a Iniciativa Privada vão fortalecer e engajar a comunidade com as ações de educação ambiental, além de ampliar o apoio dessas organizações sociais na proteção da unidade de conservação”, afirmou o coordenador do Parque da Serra do Tabuleiro, Carlos Alberto Cassini.

Programa

O Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada foi lançado pelo Governo do Estado no ano passado, por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio à manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação e dos recursos naturais de Santa Catarina. As parcerias são formalizadas por Termos de Doação/Patrocínio e ao doador é fornecido o selo de participação do Programa de Parcerias e certificado de Parceiro da Unidade de Conservação.

Além de contribuir diretamente com a preservação ambiental de Santa Catarina, o parceiro pode utilizar em suas publicidades próprias e campanhas de Responsabilidade Socioambiental slogans da unidade de conservação estadual beneficiária da doação, acompanhado do selo de participação do Programa de Parcerias, logotipo do IMA e da unidade de conservação beneficiária.

Para participar do Programa os interessados podem encaminhar proposta de parceria para o e-mail da unidade de conservação ou para: [email protected].

Fonte: Secom