O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) finalizou a Operação Semana do Consumidor, realizada em conjunto com outros órgãos, nas cidades de Biguaçu, Palhoça, São José, Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Joinville.
Ao total foram fiscalizados 33 postos de combustíveis e 381 bombas medidoras, das quais, 338 foram aprovadas e 43 reprovadas, destas, 28 foram interditadas por estarem em mal estado de conservação com problemas como vazamentos, fiação elétrica expostas, entre outros. Também foram emitidos três autos de infração por lacres violados.
“Independentemente das operações especiais, o Imetro-SC realiza diariamente o trabalho de fiscalização, em prol da qualidade, segurança e da justa relação comercial. Só neste início de 2023 já foram mais de duas mil visitas’’, avalia o diretor de Metrologia Legal do Imetro-SC, Hercílio de Oliveira Bez.
Balanço 2023
Em 2023, o Imetro-SC já fiscalizou 1.523 estabelecimentos, na área de balança e bombas medidoras, destes 202 foram postos de combustíveis. Foram fiscalizadas 4.491 balanças, destas reprovadas 121 e seis autuadas; das 2.156 bombas medidoras analisadas, 82 reprovadas e dez autuadas.
Na área de pré-embalados – produtos medidos fora da presença do consumidor como arroz, produtos de limpeza, papel higiênico, bebidas entre outros – foram 120 comércios fiscalizados, dos quais 5.624 produtos foram periciados, ou seja, mais de 20.000 unidades. Foram emitidos 72 autos de infrações. Na área da Qualidade/Avaliação da Conformidade, sendo produtos e serviços, foram 401 estabelecimentos fiscalizados, e 51 autos de infrações emitidos.
Fonte: Secom